Mercado de livros é fortemente afetado pela pandemia

Publicado em: 01/06/2020 |

O mercado de livros já vinha cambaleando nos últimos tempos, mas, diante da pandemia do coronavírus, o golpe pode ser decisivo neste setor. Só em abril, a venda de livros caiu praticamente pela metade, segundo pesquisa feita pela consultoria Nielsen e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL).

Com o fechamento das livrarias em todo o país nesta quarentena, os leitores não migraram para a compra digital. O medo no setor é que a pandemia prejudique para sempre esse mercado, que já vinha sofrendo baixas ano após ano.

Também há menos lançamentos: nos quatro primeiros meses de 2020 houve queda de 22% de novos livros em relação ao ano anterior. Diante do fechamento das livrarias, muitos editores preferiram segurar os lançamentos para quando elas puderem ser reabertas. Resta saber se os leitores que agora sumiram do mapa retomarão o hábito de comprar livros. Só o tempo dirá.

CULTURA EM CASA

Assim como outros equipamentos, a SP Escola de Teatro criou uma programação especial na internet para oferecer ao seus seguidores. Assim, está disponível uma série de conteúdos multimídia, como vídeos de espetáculos e de palestras e bate-papos de nomes como as atrizes Fernanda Montenegro, Nathalia Timberg e Denise Fraga, a monja Coen, a escritora Adélia Prado e o pastor Henrique Vieira, além de cursos gratuitos a distância.

O acervo ainda inclui filmes produzidos pela Escola Livre de Audiovisual (ELA) – iniciativa da Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), gestora da SP Escola de Teatro – em parceria com instituições internacionais, com a Universidade das Artes de Estocolmo (Suécia).

#culturaemcasa #teatroemcasa

Notícias | 26/ 04/ 2024