EN | ES

Mauro Alencar ressalta a importância do Acervo Antônio Abujamra: “Fundamental para a história da cultura brasileira”

Publicado em: 08/02/2021 |

O Acervo Antônio Abujamra e Mauro Alencar/Divulgação

A SP Escola de Teatro abriga o acervo de livros, peças, filmes, prêmios e fotografias do ator e diretor Antônio Abujamra (1932-2015). A sala especial fica na sede Brás e o material foi doado em sistema de comodato pela família dele à instituição. Todo esse incrível acervo cultural está disponível para visitação e pesquisa do público e muitos intelectuais, estudantes e pesquisadores entram em contato com a escola para acessá-lo.

Na última semana, foi a vez de Mauro Alencar, considerado um dos maiores especialistas em teledramaturgia do mundo. Ele é mestre e doutor com especialização em teledramaturgia Brasileira e latino-americana pela ECA-USP, a faculdade de comunicação da Universidade de São Paulo, e autor de uma rica bibliografia sobre a produção televisiva brasileira.

Alencar elogiou a conservação do Acervo, organizado pelo bibliotecário Ueliton dos Santos Alves e pela auxiliar de biblioteca Flávia Araújo, e ressaltou a importância ímpar que este material que pertenceu a Abujamra tem para a preservação da cultura nacional.

“ O legado deste Acervo para o teatro e a televisão é absolutamente fundamental. O Abujamra era um intelectual de formação teatral, que misturou diversos estilos e estéticas teatrais e conseguiu adaptá-las para a linguagem moderna da televisão. O teatro dele se expandiu na TV, por isso a presença e existência deste acervo para quem estuda telenovela ou todas as linguagens artísticas é extremamente importante”, ressaltou Alencar em entrevista ao site da SP Escola de Teatro.

O pesquisador afirma também como o acervo é multidisciplinar, podendo ser acessado por estudantes, intelectuais ou entusiastas de diferentes áreas das humanidades. Pois, em sua opinião, estudar teatro é fundamental para quem deseja trabalhar com comunicação ou linguagem.

Acessar um acervo rico como este, tanto em material audiovisual como literário, é fundamental para quem estuda a cultura brasileira e sua história. Para mim, teatro e literatura são as bases teóricas para todas e todos que desejam estudar comunicação e linguagem, e foi isso que o Abujamra fez. Ele trouxe uma cultura de história, literatura e teatro para um meio contemporâneo e industrial como a TV, modernizando o gênero telenovela”.

Confira a seguir como acessar o Acervo Antônio Abujamra na SP Escola de Teatro!

Por Luiza Camargo




Relacionadas:

Notícias | 29/ 03/ 2024

Festival de Curitiba cria Mostra Surda de Teatro com ingressos gratuitos

SAIBA MAIS

Notícias | 28/ 03/ 2024

Sucesso de crítica e público, A Idade da Peste emprega sua abordagem contundente contra o racismo 

SAIBA MAIS

Notícias | 28/ 03/ 2024

Fernando Vilela dirige montagem de Bash, do estadunidense Neil LaBute, que estreia no dia 13 de abril no Espaço Elevador

SAIBA MAIS