EN | ES

Biblioteca / ACERVO ANTôNIO ABUJAMRA

Inaugurado em 13 de maio de 2019, o acervo reúne mais de 10 mil objetos colecionados e catalogados  pelo diretor e dramaturgo Antonio Abujamra (1932-2015), ao longo de sua vida. Entre os arquivos estão cerca de 760 CDs, 720 DVDs, 5.400 livros e 3.100 peças de vários autores – incluindo “O Provocador” e “Tributo a Bertolt Brecht”, escritas por ele. Há, ainda, raridades, como cartas, cartões-postais, programas de espetáculos e roteiros como o da série “O Pequeno Mundo de Dom Camilo”, adaptação do texto de Giovanni Guareschi e apresentada na TV Tupi paulista, em 1958.

No Acervo Antônio Abujamra também estão DVDs de 318 edições do programa “Provocações”, apresentado por ele de 2000 a 2015, na TV Cultura. As conversas com personalidades brasileiras das diferentes áreas de atuação propunham, de forma instigante, reflexões sobre questões existencialistas.

Todo o material está disponível para consulta e visitação do público, de forma gratuita, mediante agendamento –  que deve ser feito através do telefone (11) 3121-3200. A sala funciona às terças-feiras, das 9h às 12h; e às sextas-feiras, das 14h às 17h.

 

Ficha técnica do Acervo Antônio Abujamra
Concepção e realização: Ivam Cabral, Associação dos Artistas Amigos da Praça e família Abujamra
Coordenação: Elen Londero e Joaquim Gama
Implementação da Biblioteca: Lucia Camargo
Projeto expográfico: J. C. Serroni
Assistente projeto expográfico: Priscila Soares
Projeto luminotécnico: Francisco Turbiani e Guilherme Bonfanti
Pesquisa: Pedro Paulo Zuppo
Gestão e organização do acervo: Camila Araújo, Nadege Mondestin e Flávia Araújo
Identidade visual e design: Tomaz Alencar
Comunicação: Luiza Camargo, Bruno Galvincio e Henrique Mello