Maria Alice Vergueiro traz morte ao palco em ‘Why the Horse?’

Publicado em: 13/03/2015 |

“Com sorte pode ser que eu morra em cena. Se não, estaremos de volta no dia seguinte”. É assim que Maria Alice Vergueiro define o novo espetáculo. Com 80 anos, mal de Parkinson e dificuldade de locomoção, a atriz explica que quer ensaiar a morte para não ser pega de surpresa. Assim, estreia dia 10 de abril, no Sesc Santana, o espetáculo “Why the Horse?”, que dirige e atua ao lado de seus companheiros do Grupo Pândega de Teatro, o qual fundou com Luciando Chirolli – também em cena – e Fábio Furtado, dramaturgo da obra.

O convite para o grupo fazer uma residência na SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco foi onde a montagem começou a ser pensada. Maria Alice puxou seus pupilos num intenso mergulho na obra de Alejandro Jodorowsky, uns dos seus dramaturgos contemporâneos preferidos, e do texto “Fim de Partida”, de Samuel Beckett. Os debates formaram o embrião de “Why the Horse?”, aliados à manifestação do desejo de Maria Alice Vergueiro de morrer em cena.

Contando ainda com Alexandre Magno, Carolina Splendore e Robson Catalunha no elenco, além de Luciano Chirolli e Maria Alice Vergueiro, o espetáculo tem cenografia de J. C. Serroni, figurino de Telumi Helen e desenho de luz de Guilherme Bonfanti, respectivamente coordenador e formadora do curso de Cenografia e Figurino e coordenador do curso de Iluminação da SP Escola de Teatro.

Com duração de 60 minutos, o espetáculo é indicado para maiores de 16 anos e fica em cartaz até 10 de maio.

“Why the Horse?”
Quando: de 10 de abril a 10 de maio, sextas e sábados, 21h; domingos e feriados, 18h
Onde: Sesc Santana
Rua Luiz Dumont Villares, 479 – Santana