Marcia Tiburi empolga os aprendizes da SP Escola de Teatro

Publicado em: 26/08/2016 |

A filósofa Marcia Tiburi

Quem passou pela garagem da SP Escola de Teatro – sede Marquês de Itu no início da tarde desta quinta-feira (25) pôde sentir a animação que fluía entre os aprendizes deste semestre. Inquietos, eles esperavam pelo bate-papo com a filósofa Marcia Tiburi, chamada para falar sobre “Philia”, o tema que define os experimentos cênicos deste semestre.

Marcia é formada em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Também é mestre e doutora na área, com ênfase em Filosofia Contemporânea, além de ter graduação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É conhecida por seus diversos livros, como “Mulheres, Filosofia ou Coisas do Gênero”, “Filosofia Pop” e o recente “Como Falar com um Fascista — Reflexões sobre o Cotidiano Autoritário Brasileiro”, que teve número expressivo de vendas. Atualmente, mantém coluna na revista Cult.

A filósofa abriu sua fala dizendo que achou o convite instigante e contando que já tinha ouvido falar da SP Escola de Teatro. “Imagino que seja um lugar legal de se estar”, disse. “Amem a Escola enquanto ela existe. É hora de resistir, proteger os locais onde ainda há democracia”, destacou, em uma das várias menções que fez à situação política do Brasil, arrancando aplausos dos estudantes.

Marcia conversou com um grande grupo de aprendizes na sede da SP Escola de Teatro na Marquês de Itu

Foi a situação política do País, aliás, que fez Marcia se questionar sobre a escolha de “Philia” como tema. “O que é que essa galera que mora em São Paulo, uma cidade que não é para iniciantes, quer com uma palavra em grego?”, perguntou com bom humor. Ela explicou que o conceito foi pensado por Aristóteles, e que ele e Platão são nomes fortes da Filosofia, mas, hoje, já estão ultrapassados. “A Europa nos fez mal, fico enjoada de falar a partir desses lugares”, disse. “Precisamos criar conceitos relacionados à nossa época, quebrando a estética burguesa e a colonização.”

A escritora comentou que a “Philia” está relacionada ao sentimento da amizade. O termo mora na própria “Filosofia”, que o une a “Sophia” (sabedoria intelectual). Filosofia seria, então, o amor ao saber. Após um passeio por algumas referências — como a escola pitagórica — Marcia concluiu que a “Philia” pode ser vista como a vontade de estar junto, trocando informações por meio da linguagem e, assim, concretizando ações.

Este “estar junto” foi o recado que Marcia deixou aos aprendizes. “Os processos de esvaziamento evitam que fiquemos juntos. Temos que quebrar a lógica que constrói a nossa desunião”, disse, após explicar os vazios de pensamento, emoção e ação, que seriam essenciais para o funcionamento do sistema capitalista.

E os aprendizes da SP Escola de Teatro certamente estarão juntos ao longo do semestre, em união para criar suas cenas, com suas próprias ideias influenciadas pelas provocações de Marcia e de outros interlocutores com quem terão a oportunidade de conversar ao longo do período letivo.

Cia. Palhadiaço comemora 10 anos com circulação de Espetáculo Espetacular na ZL

3º episódio da segunda temporada do podcast SP Transvisão chega ao Spotify

Notícias | 25/ 04/ 2024

SP Escola de Teatro lança livro em parceria com Universidade de Gdańsk, da Polônia