Lua Nucci, técnica de palco pela SP, realiza a cenografia do Espetáculo Vírgula iLtda, que estreia nesta sexta (7)

Publicado em: 07/10/2022 |

Estreia nesta sexta-feira, 7, o Espetáculo Vírgula iLtda, com cenografia de Lua Nucci, estudante egressa do curso de  Técnica de Palco da SP Escola de Teatro.

A peça teatral tem como protagonista a palhaça Vírgula, interpretada por Jéssica Alves, e em seu primeiro espetáculo solo, vivencia a história de uma mulher em um dia de trabalho no escritório. O desconforto e o tédio da rotina não a impedem de distrair-se, interagindo com a plateia leva o público a passeios fictícios por diferentes mundos. A trama coloca em cena o jogo da negociação entre a imaginação da personagem e a sua concentração no trabalho, por momentos, ela pode até esquecer que precisa ser objetiva, produtiva e discreta no trabalho, mas as horas passam e a distraída precisa terminar toda a papelada até o final do expediente.

O espetáculo conta com direção de Marcos Nascimento, que assina também a dramaturgia com Jéssica Alves, figurino de Carola Costa, cenografia e adereços de Lua Nucci, trilha sonora de Marcelo Bueno e Fernando de Marília e iluminação de Gabriel Pangonis, que compõem a atmosfera do espetáculo, numa transposição sintética e poética do mundo do trabalho.

Além deste recente trabalho, Lua também está fazendo um projeto junto com Flávio Rodrigues e  Camila Bueno para a Quadrienal de Praga (Prague Quadrennial – PQ), que é o evento mais importante da cenografia mundial e é realizado a cada quatro anos na capital da República Tcheca, desde 1967. O conceito da curadoria dos projetos molda o festival e oferece a seus participantes um novo olhar para o reflexo artístico de nossos tempos em designs da performance e cenografias. A edição de 2023 vai levar em consideração o mundo estranho e precário de incerteza em que estamos vivendo, buscando visões novas e de futuro, de mundos maravilhosos e imaginários, assim como retratos críticos de nossas realidades. As exposições têm o objetivo de trazer o melhor do design da performance, cenografia e arquitetura teatral para a linha de frente de atividades culturais a serem vividas por profissionais, artistas emergentes e, também, pelo público em geral.

Estudantes do curso técnico da SP oferecem oficinas de Jogos Teatrais para crianças e jovens bolivianos moradores do Brás

O curso Técnicas de Palco oferecido pela SP capacita estudantes interessados nos trabalhos dos bastidores do teatro, auxiliando na construção e funcionamento do espetáculo. Em um mercado de trabalho atualmente tão carente desse profissional, o técnico de palco pode ser o cenotécnico, o diretor de cena, o contrarregra, o aderecista ou o maquinista de espetáculos. A ex-estudante da SP leva em sua bagagem todos esses aprendizados para seus trabalhos futuros e também representando o Brasil em convenções internacionais.

Abaixo mais informações sobre o Espetáculo Vírgula iLtda:

Teatro Alfredo Mesquita. Avenida Santos Dumont, 1770 – Santana, São Paulo – SP. 07 a 09 de outubro. Sexta e sábado, às 21h, e domingo, às 19h. 12 anos. 60 minutos.

Cine Teatro Benedito Alves da Silva. R. Rui Dória, 935 – Centro, São José dos Campos – SP. 22 de outubro, sábado, às 20h. 12 anos. 60 minutos.

Notícias | 29/ 04/ 2024

Festival Vórtice abre inscrições, até o dia 3 de maio, para artistas que desejam participar da 3ª edição do evento

Notícias | 26/ 04/ 2024

Miguel Arcanjo representa SP Escola de Teatro na Bett Brasil, maior feira de educação e tecnologia da América Latina