Confira como foi o lançamento do livro “Memórias do Cine Bijou”, de Marcio Aquiles

Publicado em: 21/07/2023 | por: Guilherme Dearo

Marcio Aquiles, autor do livro "Memórias do Cine Bijou": lançamento em 15 de julho de 2023 no Cine Satyros Bijou.

Marcio Aquiles, autor do livro “Memórias do Cine Bijou”, que saiu pelo Selo Lucias: lançamento em 15 de julho de 2023 no Cine Satyros Bijou. | Foto: Ana de Castro/Adaap

No último sábado, 15 de julho, o Cine Satyros Bijou – Sala Patricia Pillar, recebeu o lançamento do livro “Memórias do Cine Bijou”, lançado pelo Selo Lucias.

A obra escrita pelo jornalista, escritor e crítico Marcio Aquiles, coordenador de projetos internacionais da Escola, partiu de farta pesquisa documental e conta com entrevistas de artistas, críticos e acadêmicos como Rubens Rewald, Helena Ignez, Marcelo Rubens Paiva, Marília Gabriela, Jefferson Del Rios e Nabil Bonduki. Os depoimentos recuperam o legado do cinema e apontam as perspectivas para o seu futuro.

“O livro materializa histórias do Bijou e também reflexões sobre o cinema, os sistemas de produção e os circuitos de distribuição dos anos 1960 até hoje”, conta o autor. “O Bijou produziu gerações de cinéfilos na cidade de São Paulo. E não só isso, foi ponto de encontro de artistas e pensadores que estavam em formação; portanto, não há dúvidas de que os filmes de arte que lá eram exibidos foram decisivos em seu desenvolvimento intelectual. Além disso, a conjectura política e as facilidades de acesso àquelas obras sofisticadas, questionadoras e, muitas vezes, libertárias, o transformou em ícone de resistência à ditadura militar.”

Aquiles assinou 298 livros, entre 17h e 19h30, um número impressionante. O lançamento foi organizado pela equipe da Biblioteca da SP Escola de Teatro, Mônica Madureiro, Nadege Mondestin e Andressa Pereira Dias Chaves.

Pessoas entrevistadas no livro, familiares dos fundadores do Cine Bijou, profissionais do cinema e da arte e amigos, entre outros, marcaram presença no lançamento.

O Selo Lucias

O selo Lucias é uma iniciativa da Associação dos Artistas Amigos da Praça (ADAAP), organização que rege o projeto da SP Escola de Teatro. Tem como programa editorial a publicação de livros no campo das artes (teatro, dança, cinema e literatura), da pedagogia, das ciências sociais e da psicanálise. Homenageia, na raiz de seu nome, a professora, jornalista e gestora cultural Lucia Camargo (1944-2020), que foi coordenadora da Escola, e o expande ao plural, pela vocação da Adaap pela coletividade e pelo múltiplo. O grupo que compõe a coordenação editorial do selo é composto por Ivam Cabral (diretor executivo), Elen Londero, Beth Lopes Marcio Aquiles.

Confira como foi a festa:

+ Rodolfo García Vázquez, coordenador de Direção, participa de conferência internacional de teatro em Acra

Notícias | 01/ 05/ 2024

“Ilhas Tropicais” ganha novas apresentações no CCSP

Notícias | 30/ 04/ 2024

Programa Oportunidades oferece aulas de inglês aos estudantes da SP Escola de Teatro

Notícias | 30/ 04/ 2024

Tiradentes em Cena faz 11ª edição em MG com participação de Miguel Arcanjo Prado, coordenador da SP Escola de Teatro