EN | ES

Livro editado pela ADAAP vence o Prêmio Especial da APCA 2021

Publicado em: 01/02/2022 |

A publicação “Teatro de Grupo na Cidade de São Paulo e na Grande São Paulo: Criações Coletivas, Sentidos e Manifestações em Processos de Lutas e de Travessias”, editada pela ADAAP por meio do selo Lucias, foi contemplada na noite de ontem (31) com o Prêmio APCA 2021, pelo setor de Teatro, na categoria Prêmio Especial.

Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro e idealizador do projeto, ressalta a importância histórica da publicação: “Estamos muito felizes com esse reconhecimento da APCA, uma grande equipe da ADAAP se mobilizou neste trabalho. Em resumo, é um livro que traz três aspectos muito importantes: transformou-se em referência e fonte documental; materializou e consolidou a história e produção de dezenas de novos coletivos, de todas as regiões da Grande São Paulo; e, não menos importante, descreve os processos criativos de uma ampla gama da companhias da metrópole, das experimentais às mais consagradas. Já sabemos de acadêmicos de Cabo Verde, Cuba, Portugal, Finlândia e Suécia que estão usando a edição em suas pesquisas acadêmicas”.

Lançamento do livro A Digna-10 anos, pelo selo Lucias, celebra uma década do coletivo teatral nesta sexta (4), na sede Roosevelt

O volume faz um registro histórico com textos de 194 coletivos da metrópole paulistana e versa sobre seus repertórios, processos criativos, métodos de trabalho, parcerias mais comuns e a função do teatro. O projeto foi estruturado pelos profissionais da ADAAP/SP Escola de Teatro que respondem pela coordenação editorial do selo Lucias (Ivam Cabral, Elen Londero, Joaquim Gama e Marcio Aquiles) e pelo professor Alexandre Mate, que ressaltou o caráter colaborativo e sistêmico que envolveu todos os processos de produção da obra.

“Sempre, e de diferentes modos, estive envolvido em processos de militância. Sou um sujeito de coro e de bando. Busco parcerias e, ao topar com pessoas com tais compromissos, não dificilmente me esquivo da tarefa documental. Participar do registro documental de artistas que, por meio da linguagem teatral, têm ressignificado trajetórias individuais grupais e comunitárias, desenvolvidas pelo chamado teatro de grupo, tem se caracterizado em meu mais consistente compromisso. Louvo, de modo absolutamente emocionado, as/os artistas e suas obras dessa gente admirabilíssima, que faz eu me sentir mais humano, pleno, intenso e motivado a tais e fundamentais partilhas.”

Adaap recebe Selo Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania

Além de artigos sobre as 194 companhias, o projeto conta com análises sobre o fenômeno do teatro de grupo escritas por 16 especialistas, dentre os quais historiadores, pesquisadores, críticos de teatro e artistas.

No momento, a mesma equipe trabalha no segundo livro da série, agora com foco no Estado de São Paulo, cujo título provisório é “Teatro de Grupo em Tempos de Barbárie: Antes, Durante e Depois… Evoaremos!”.

Dentre os contemplados, destaque-se, ainda, a peça “Desfazenda – Me Enterrem Fora Desse Lugar”, com dramaturgia de Lucas Moura, artista convidado da SP Escola de Teatro, e o Coletivo A Digna, que terá nesta sexta-feira o livro comemorativo sobre os 10 anos do grupo lançado pelo selo Lucias, e recebeu o Prêmio Novas Propostas Cênicas por “Estilhaços da Janela Fervem no Céu da Minha Boca”.

Lista completa dos Prêmios APCA 2021 – Teatro

ESPETÁCULOS

Presencial

Sueño (Dramaturgia e Direção Newton Moreno)

Virtual

As Aves da Noite (Dramaturgia Hilda Hilst. Direção Hugo Coelho)
Desfazenda – Me Enterrem Fora Desse Lugar (Cia O Bonde. Dramaturgia Lucas Moura. Direção Roberta Estrela D´Alva)

PRÊMIO NOVAS PROPOSTAS CÊNICAS

Estilhaços da Janela Fervem no Céu da Minha Boca (Coletivo A Digna. Dramaturgia Victor Nóvoa. Direção Eliana Monteiro), pelo tema social abordado e processo de execução da montagem

PRÊMIO ESPECIAL

Livro Teatro de Grupo na Cidade de São Paulo e na Grande São Paulo, com a criação do selo Lucias em homenagem a Lúcia Camargo
Mariana Muniz, pela contribuição ao teatro e teatro-dança em São Paulo e, em especial, pelos espetáculos virtuais apresentados em 2021




Relacionadas:

Notícias | 01/ 03/ 2024

Espetáculo “No Banheiro Sujo de Um Bar Qualquer” estreia na SP Escola de Teatro

SAIBA MAIS

Notícias | 29/ 02/ 2024

Leitura dramática “CAMILO” acontece em 4/3 na SP Escola de Teatro

SAIBA MAIS

Notícias | 29/ 02/ 2024

Grupo 59 apresenta “Um Dia, Um Rio”, premiado espetáculo sobre desastre ambiental na Bacia do Rio Doce

SAIBA MAIS