Lendo Teatro

Publicado em: 12/04/2012 |

Banner do VII Ciclo de Leituras Públicas (Foto: Divulgação)

Realizar leituras de textos teatrais que tenham como mote questões da justiça e seus paradoxos é o objetivo do VII Ciclo de Leituras Públicas, que tem como tema “Teatro, Verdade e Justiça”. Bertold Brecht, Heiner Müller e Oduvaldo Vianna Filho são alguns dos dramaturgos que serão lidos ao longo dos próximos sete encontros, que ocorrem sempre às segundas-feiras, às 15h.

Sediado no Tusp, o ciclo terá mediação dos orientadores de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (USP), Deise Abreu Pacheco e René Piazentin, e do agente cultural Otacílio Alacran. As peças são lidas pela área artística do Tusp, por artistas em formação, atores convidados e pelo público presente.

No dia 16, o texto é “A Vida de Galileu Galilei”, escrito por Brecht, em 1939. No segundo encontro (23), é a vez de “A Visita da Velha Senhora” (1956), de Friedrich Dürrenmatt. Em maio, dia 7, a peça escolhida data de 1965 e é de autoria de Jean Paul Sartre, “As Troianas”.

“O Horácio” (1968), de Heiner Müller, é a leitura da segunda-feira seguinte (14). No dia 21, Oduvaldo Vianna Filho é representado pelo texto “Papa Highirte”, também escrito em 1968. Eugene Ionesco é o próximo dramaturgo a ser lembrado, com a leitura de seu texto “O Rinoceronte” (1976). Por último, no dia 4 de junho, a peça mais contemporânea do ciclo, “Executivos”, de Daniel Besse, de 2000.

VII Ciclo de Leituras Públicas

Quando: às segundas-feiras, às 15h. Até 4/6