SP Escola de Teatro recebe lançamento do livro “A Encruzilhada”, do dramaturgo togolês Kossi Efoui

Publicado em: 23/05/2023 |

Imagem colorida mostra a capa do livro A Encruzilhada, do escritor Kossi Efoui

Livro “A Encruzilhada”, do togolês Kossi Efoui: edição da Temporal Editora tem lançamento na SP Escola de Teatro. | Foto: Divulgação

Acontece nessa quinta-feira (25), às 19h, o lançamento do livro “A Encruzilhada”, dramaturgia do togolês Kossi Efoui (1962), editado pela Temporal Editora. O evento acontece na Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro.

Escrita por Efoui no início da década de 1990, esta peça verte em poesia vidas ressecadas pelo autoritarismo, vidas daqueles que, nas palavras de um dos personagens, precisaram aprender a se confundir com o cenário para poderem se manter vivos. Uma Mulher e um Poeta estão à procura de um caminho, de um futuro, onde seja possível ser alguém, não apenas sobreviver. Acontece que, na encruzilhada em que eles se encontram, não se vê nenhuma saída.

Para o lançamento do livro, acontecerá uma roda de conversa com Maria da Glória Magalhães dos Reis e João Vicente, que assinam a tradução de “A Encruzilhada” — ao lado de Juliana Estanislau Mantovani, que não estará presente no evento —, o editor da Temporal, Philippe Curimbaba Freitas, e o ator André Lu, que, na ocasião, fará leituras de trechos da obra ao lado de Bruna Custodia de Azevedo.

Sobre a peça “A Encruzilhada”

Primeira obra teatral de Kossi Efoui, “A Encruzilhada” estreou nos palcos de Limoges durante o Festival da Francofonia de 1990, ano em que foi também publicada na revista francesa Théâtre Sud (L’Harmattan e Radio France Internationale – RFI). No Brasil, foi montada quase três décadas mais tarde pelo coletivo de teatro amador En Classe et en Scène ligado à Universidade de Brasília (UnB), apresentando-se pela primeira vez no dia 3 de julho de 2019, e ganha agora sua primeira edição em livro.

A presente edição vem acompanhada de prefácio, em que os tradutores ressaltam a dimensão autobiográfica da peça de Kossi Efoui e indicam seus principais procedimentos criativos, além de tecerem considerações sobre os processos de tradução e montagem. No volume, há ainda sugestões de leitura que permitem um aprofundamento na obra do autor, bem como um olhar mais amplo sobre o teatro africano de língua francesa, diaspórico ou não.

Cartaz de divulgação do evento do lançamento do livro "A Encruzilhada"

Cartaz de divulgação do evento do lançamento do livro “A Encruzilhada”, que acontecerá na SP Escola de Teatro. | Foto: Divulgação

Notícias | 19/ 04/ 2024

Teatro Oficina Uzyna Uzona celebra 65 anos com nova temporada do espetáculo Mutação de Apoteose