EN | ES

Lançamento do livro “A Arte Secreta do Ator”, de Eugenio Barba e Nicola Savarese

Publicado em: 04/12/2012 |

É com grande orgulho que a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco firma parceria com a produtora Palipalan Arte e Cultura e com a Editora É Realizações para o lançamento da nova edição do livro “A Arte Secreta do Ator – Um Dicionário de Antropologia Teatral”, de Eugenio Barba e Nicola Savarese (Editora É Realizações, 336 págs., R$ 238).  O dicionário tem versão para o português assinada por Patrícia Furtado de Mendonça, responsável pela tradução de vários livros e artigos de Eugenio Barba desde 1998.


A obra, lançada originalmente em 1983, já foi traduzida para mais de 20 idiomas e é fundamental para a biblioteca de quem estuda e faz teatro. A publicação estava esgotada, e, agora, finalmente, volta ao mercado nacional com uma nova edição, revista e ampliada. Seu lançamento será no dia 7 de dezembro, às 19h, na Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro, e contará com a presença dos autores, Eugenio Barba e Nicola Savarese, que darão uma palestra sobre o livro, com mediação da diretora de teatro brasileira Cibele Forjaz; a participação de Edson Filho, presidente e editor-chefe da É Realizações, e da tradutora e pesquisadora Patrícia Furtado de Mendonça. O evento será aberto ao público, seguido de sessão de autógrafos e coquetel. Para participar, basta se inscrever pelo e-mail: [email protected]. Aos que não conseguirem comparecer, uma boa notícia: o evento será transmitido via videostreaming, no endereço
www.erealizacoes.com.br/aartesecretadoator.

“Como os estudos presentes neste livro são o resultado das inúmeras sessões da ISTA (International School of Theatre Anthropology) e também por se tratar de um dicionário teatral, cada vez que é reeditado, acaba sendo atualizado. Sendo assim, a presente edição também passou por um processo de atualização, por parte dos autores, da tradutora e da editora: há novos capítulos, novas imagens, novas traduções terminológicas e uma nova diagramação. Há na obra uma apresentação dos teatros orientais e ocidentais, com uma análise comparativa entre suas diversas formas expressivas, do ponto de vista dos princípios da Antroplogia Teatral”, observa Edson Filho, da É Realizações.

Paralelamente ao lançamento, haverá outros dois eventos, com a presença dos autores da obra. Na véspera, dia 6 de dezembro, acontecerá uma conferência com Nicola Savarese, na Sede Roosevelt, aberta ao público, a partir das 19h30, sobre o tema “O Oriente Teatral do Brasil”. O evento terá tradução consecutiva de Patrícia Furtado de Mendonça. Já no dia 8 de dezembro, às 18h, também na Sede Roosevelt, será a vez de Eugenio Barba falar sobre a sua obra e sua trajetória no teatro, em uma “Mesa de Discussão”, com participações de Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro, e Carlos Simioni, da companhia Lume de Teatro. A mediação ficará a cargo do jornalista Valmir Santos.

Capa da nova edição do livro “A Arte Secreta do Ator”, lançado pela É Realizações na SP Escola de Teatro (Foto: Divulgação)

“O livro ‘A Arte Secreta do Ator’ é de importância ímpar. Daí a relevância de seu lançamento, especialmente para aqueles que querem se dedicar ao ofício e à pesquisa teatral”, diz Ivam Cabral.

A seguir, reproduzimos a resenha que o crítico literário e ensaísta americano Howard Rheingold publicou, em 2003, sobre “A Arte Secreta do Ator – Um Dicionário de Antropologia Teatral”:

“Um verdadeiro livro didático sobre magia prática. Educação, amizade, sedução, parentalidade, política, arte, comércio, guerra, tudo depende de uma forte componente ‘espetacular’. Este livro é uma mina de ouro cheia de saberes surpreendentes e úteis sobre como os atores se comportam em cena, em todas as partes do mundo, ilustrado com uma profusão de fotos e desenhos igualmente surpreendentes e úteis. Mudras, minuetos, máscaras, ritual, biomecânica, dramaturgia, ritmo, encenação, improvisação, semiótica, trabalho com os pés, maquiagem, coreografia, mitologia e outros fenômenos que refletem diferentes aspectos de toda a gama da atuação humana são analisados com ênfase nos significados espirituais, comunicativos, sociais e estéticos de cada tipo de comportamento cênico. Este livro é um exemplo vibrante daquilo que o antropólogo Clifford Geertz chama de ‘densa descrição’. A sociedade é um espetáculo. A cultura é um espetáculo. Nós somos atores e também podemos ser bons nisso.”

Sobre os Autores
Eugenio Barba

Nasceu em 1936, em Gallipoli, um vilarejo ao Sul da Itália. Em 1954, emigrou para a Noruega, onde trabalhou como soldador, marinheiro, e onde se formou em Literatura Francesa e Norueguesa e em História das Religiões. Em 1961, com uma bolsa de estudo, partiu para a Polônia e estudou Direção na Escola Teatral de Varsóvia. Pouco tempo depois, abandonou a escola para trabalhar com Jerzy Grotowski e Ludvik Flaszen, em um pequeno teatro experimental, na cidadezinha de Opole. Permaneceu lá até abril de 1964, alternando o trabalho de assistente de direção, viagens pela Europa e uma estada de três meses no Sul da Índia, para estudar o Kathakali. Fundou o Odin Teatret, em 1964, em Oslo. Em 1966, emigrou com seu teatro para Holstebro, uma pequena cidade ao Norte da Dinamarca.

Em quase 50 anos de atividade, o Odin Teatret e Eugenio Barba se tornaram uma lenda do teatro contemporâneo: criaram uma tradição teatral independente e um modo próprio de transmitir suas experiências artísticas, por meio de uma série de seminários e oficinas ao redor do mundo, publicando livros e documentos filmados.

Barba já dirigiu mais de 70 espetáculos do Odin Teatret Nordisk Teaterlaboratorium, tem inúmeros artigos e livros publicados nas mais diferentes línguas, já recebeu o título de Doutor Honoris Causa de diversas universidades renomadas mundialmente e participa do conselho editorial de várias revistas internacionais.

 
Nicola Savarese

Nasceu em Roma, em 1945. É membro do staff científico da ISTA (International School of Theatre Anthropology), fundada em 1979 por Eugenio Barba. Foi professor de Artes Cênicas das Universidades de Lecce, Bologna, Roma (La Sapienza e Roma III), Kyoto, Montreal e Paris III-Sourbonne Nouvelle. Também foi scholar guest resident no Getty Research Institute de Los Angeles. Viajou muitíssimo pela Ásia e, particularmente, pelo Japão, onde morou por dois anos. Suas pesquisas e publicações tratam principalmente das complexas dinâmicas que nascem dos encontros entre os teatros ocidentais e orientais. Entre os seus livros, estão: “Il Teatro al di là del Mare” (1980); “Parigi/Artaud/Bali” (1997); “Teatro Eurasiano” (2003) e “Eurasian Theatre: Drama and Performance Between East and West from Classical Antiquity to the Present” (2010). Suas pesquisas sobre o Teatro Clássico Romano, em particular sobre as técnicas corporais das antigas pantomimas, deram origem a uma Exposição no Coliseu de Roma: “In Scæna Catalogue” (2007). Também é co-editor das revistas Teatro e Storia e Dyonysus ex machina (on-line).


SERVIÇO
Conferência com Nicola Savarese sobre o tema
“O Oriente Teatral do Brasil”, com tradução consecutiva de Patrícia Furtado de Mendonça
Quando: Dia 6 de dezembro, das 19h30 às 21h
Onde:  SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt
Praça Roosevelt, 210 – Consolação
Tel. (11) 3775-8600
Grátis e aberto ao público (Os convites serão retirados no dia, a partir das 18h, com 1h30 de antecedência do evento)
Capacidade da sala: 100 lugares.

Palestra e noite de autógrafos do livro: “A Arte Secreta do Ator – Um Dicionário de Antropologia Teatral”, de Eugenio Barba e Nicola Savarese
Mediação da palestra: Cibele Forjaz
Participação: Eugenio Barba, Nicola Savarese, Edson Filho e Patrícia Furtado de Mendonça
Quando: Dia 7 de dezembro, às 19h
Onde: SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt
Praça Roosevelt, 210 – Consolação
Tel. (11) 3775-8600
Grátis e aberto ao público (Os convites serão confirmados previamente, pelo e-mail: [email protected]).

Capacidade da sala: 100 lugares.
Obs.: o evento será transmitido via videostreaming, no endereço –
www.erealizacoes.com.br/aartesecretadoator


Mesa de Discussão com Eugenio Barba
Mediação: Valmir Santos

Participações: Ivam Cabral e Carlos Simioni

Quando: Dia 8 de dezembro, às 18h
Onde: SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt
Praça Roosevelt, 210 – Consolação
Tel. (11) 3775-8600
Grátis e aberto ao público (Os convites serão retirados no dia, a partir das 17h, com 1h de antecedência do evento).

Capacidade da sala: 100 lugares.

 



  

Texto: Majô Levenstein


Relacionadas:

Uncategorised | 16/ 04/ 2024

Premiado musical ‘Bertoleza’ ganha nova temporada, gratuita, no Teatro Paulo Eiró

SAIBA MAIS

Uncategorised | 09/ 11/ 2023

Palestra com a artista sul-africana, Ntando Cele, acontece na SP Escola de Teatro nesta sexta (10)

SAIBA MAIS

Uncategorised | 20/ 09/ 2022

Pamy Rodrigues, artista egressa da SP, assina direção de espetáculo feminista inspirado no conto O Papel de Parede Amarelo

SAIBA MAIS