Klaxon: Da Semana da Arte Moderna para a Biblioteca da Escola

Publicado em: 01/04/2013 |

Detalhe da Capa de Klaxon (Foto: Divulgação)

Aperte a Klaxon e faça barulho! Digo, a buzina. Esse é o significado da palavra que nomeia uma importante publicação dos anos 1920. A extinta Revista Klaxon foi um mensário de arte moderna e o primeiro veículo dedicado a divulgação dos ideais modernistas durante a Semana da Arte Moderna, em São Paulo. A SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco acaba de disponibilizar o material em formato digital na nossa Biblioteca Online.

Em nove publicações, a Klaxon recebeu colaboração de escritores e pensadores da época como Gulherme de Almeida, Sérgio Milliet, Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Luis Aranha, Rubens Borba, entre outros. O projeto notadamente internacionalista também contemplava o trabalho dos correspondentes Albert Ciana, na Suiça, Roger Avermaete, na Bélgica e L. Charles Baudouin, na França.

A revista publicava artigos sobre cultura, crítica literária, poemas, piadas, gravuras e foi pioneira em crítica cinematográfica, assinadas por Mário de Andrade. A intenção era romper com a cena cultural dominada pelo realismo e academicismo. E como assinalou Mário durante a Semana da Arte Moderna: “Um primeiro golpe na pureza de nosso aristocratismo espiritual, a orgia mais intelectual da história artística brasileira”.

Para acessar o conteúdo, acesse no catálogo online e clique em “Periódicos”

As bibliotecas físicas da SP Escola de Teatro cumprem horário de segunda a sexta, das 08h30 às 18h. Estão abertas para consulta e empréstimo aos aprendizes e colaboradores (período de 7 dias, renováveis), e, ao público externo, somente para consulta.

Serviço:

Biblioteca SP Escola de Teatro

Sede Roosevelt

Horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 08h30h às 18h

Onde: Praça Roosevelt, 210 – Consolação

Sede Brás

Horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 8h30 às 18h

Onde: Avenida Rangel Pestana, 2401 – Brás

Texto: Leandro Nunes

Uncategorised | 16/ 04/ 2024

Premiado musical ‘Bertoleza’ ganha nova temporada, gratuita, no Teatro Paulo Eiró

Uncategorised | 09/ 11/ 2023