Kairós Abre suas Salas de Trabalho

Publicado em: 19/12/2012 |

No último dia 2 de novembro, numa sexta-feira, a peça “Alice 1.0” se apresentava durante a 13ª edição do festival “Satyrianas – Uma Saudação à Primavera”. Os aprendizes de Humor e Direção, Hélio Toste e Aline Negra, respectivamente, subiam ao palco do Espaço dos Satyros Um. Hoje (19), mais de um mês depois, o grupo reconduziu os trabalhos para a contrapartida do Programa Kairós da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco. Durante todo o dia, outros bolsistas vão expor suas pesquisas e o material cênico obtido.

Às 11h, a peça inspirada na obra de Lewis Carrol começou a tomar o palco. A aprendiz Talita Rosa, que dirige a montagem, conta como se deu o processo criativo de “Alice 1.0”: “Mesclamos ‘Alice no País das Maravilhas’ com a temática da homossexualidade. Desde as Satyrianas, alteramos algumas coisas e focamos o trabalho nos depoimentos”, afirmou. Da equipe, ainda fazem parte Pammela Pinheiro e Rafael Lopes, ambos de Sonoplastia, e Rogério Mantis, de Iluminação.

Outro grupo a se apresentar, dessa vez uma dupla, Maria Eugenia Pacheco e Vitor Monteiro, de Atuação, caminharam pelo texto “Um Merlin”, de Luís Alberto de Abreu. Orientados pelo formador Filipe Brancalião, eles exploraram a relação entre as personagens míticas do mago e da jovem. Diante dos diálogos, os aprendizes optaram por uma narrativa visual. “Quando eles abriram mão da palavra, precisaram dar conta de construir imagens narrativas e aí está a potência do trabalho. O que fica para reflexão é como o ator habita nesse teatro físico”, diz Vitor. Maria Eugenia contou a razão por utilizar tal linguagem: “Percebemos que o casal é contraditório em suas falas – em dado momento, um deles aprisiona o amante, no outro, se afasta dele. Revelar isso em palavras não nos pareceu tão grande quanto ‘dançar’ essas contradições”, justificou.

Vitor Monteiro e Maria Euguenia (Foto: Arquivo SP Escola de Teatro)

Ainda hoje, mais um grupo mostra o resultado de seu trabalho. Às 18h30, “Placebo” será encenado no 1º andar da Sede Roosevelt. A direção e a dramaturgia são de Bruno Corboni; assistência de direção, Regi Ramone. No elenco, Gutho Vieira e Juliana Spadot.

Serviço:

“Placebo”