EN | ES

Jorge Alves, estudante da SP, assina dramaturgia de Websérie sobre Nísia Floresta, uma das primeiras feministas do Brasil

Publicado em: 05/07/2022 |

Jorge Alves, estudante de dramaturgia da SP Escola de Teatro, promove Websérie Nísia Floresta, lançada no Youtube no final do último mês de junho. São seis episódios que buscam documentar a história de Dionísia Gonçalves Pinto 137 anos após sua morta. Conhecida como Nísia Floresta, ela foi uma figura histórica na luta pelo direito das mulheres e uma das primeiras feministas do Brasil. Os episódios completos podem ser acessados neste link, e também estão disponíveis no Instagram @nisiafloresta2022.

SP Escola de Teatro recebe a jornalista Rosane Borges para o lançamento de seu novo livro Fragmentos do Tempo Presente; saiba como foi!

A Websérie leva o público para conhecer trajetória de Nísia a partir de sua própria percepção, nos narrando episódios centrais em sua história desde a infância até pouco antes de sua morte em meados de 1880. Em seu tempo, Dionísia foi pioneira, fundou a primeira escola para meninas que ia contra o senso comum e ensinava história, geografia e letras além das aulas básicas de alfabetização e de bordado.

Fernanda Marx emociona público com sucessos da música brasileira em show exclusivo na sede Roosevelt da SP; confira como foi!

Além da sua prolifica atuação revolucionária pela causa feminista, a qual foi eternizada em mais de 15 obras, Dionísia também era militante do abolicionismo e contra a escravidão e opressão dos povos originários. Além da luta da autora por igualdade, o espectador também acompanha seus anseios e temores  perante os altos e baixos das revoluções brasileiras, assim como as dificuldades que na época foram ocasionadas pela guerra entre a França e Prússia.

Curso técnico em Dramaturgia da SP Escola de Teatro

Direcionado a novos dramaturgos, o curso visa estimular novas percepções de mundo e diferentes formas de construção textual. Equilibra teoria, técnica e prática, incluindo conteúdos que compõem a base de criação a outras mídias. Os textos criados pelos estudantes são analisados em grupo e em plantões individuais, com dramaturgos especializados, e podem vir a ser publicados, lidos publicamente e/ou montados. O curso enfatiza a formação teórica e prática sobre postulados mais recentes no Brasil, como o dramaturgismo. Trata-se de uma formação interdisciplinar com as outras artes do palco oferecidas pela Escola.

Ficha técnica

Direção: Patrícia Oliveira
Direção de Fotografia: Jorge Alves
Atuação: Patrícia Oliveira
Roteiro: Jorge Alves
Produção Jorge Alves e Patrícia Oliveira

Sinopse: A websérie “Nísia Floresta”, que possui seis episódios de cinco minutos cada, nos apresenta a história de Nísia Floresta Augusta Brasileira, apontada por historiadores como uma das primeiras feministas do Brasil. Ao longo dos episódios Nísia nos narra sobre seu primeiro contato com a escrita e o desenvolvimento de sua carreira, a luta pela igualdade na educação entre homens e mulheres, com a criação de seu próprio colégio para meninas, a luta contra a opressão aos povos originários e os negros escravizados, o terror que vivenciou em meio às guerras e revoluções e a perda de entes queridos. Para acessibilidade do público, o espetáculo contará com legendas.

Serviço

Quando: Lançamentos dos episódios nos dias 20, 21, 22, 23, 24 e 25 de junho.

Onde: Plataforma Youtube. Os links para os episódios estão disponíveis na página do Instagram @nisiafloresta2022 às 19h. Gratuito.

Link do Canal:

https://www.youtube.com/user/satavarez

Link Episódio 1:
https://www.youtube.com/watch?v=apJLs1uxWWM&t=324s

Link Episódio 2:
https://www.youtube.com/watch?v=ULmq8Z-x1PA

Link Episódio 3:
https://www.youtube.com/watch?v=AknKhmCZ2Hk&t=2s

Link Episódio 4:
https://www.youtube.com/watch?v=KG1ShR973do

Link Episódio 5:
https://www.youtube.com/watch?v=26uBcDXODh0&t=140s

Link Episódio 6:
https://www.youtube.com/watch?v=wFimNueD3Ls&t=1s




Relacionadas:

Notícias | 28/ 03/ 2024

Sucesso de crítica e público, A Idade da Peste emprega sua abordagem contundente contra o racismo 

SAIBA MAIS

Notícias | 28/ 03/ 2024

Fernando Vilela dirige montagem de Bash, do estadunidense Neil LaBute, que estreia no dia 13 de abril no Espaço Elevador

SAIBA MAIS

Notícias | 28/ 03/ 2024

Festival de Curitiba tem 300 atrações e espera 200 mil pessoas na 32ª edição

SAIBA MAIS