John Mowat vem à Escola para aula aberta e conversa

Publicado em: 08/10/2013

 

O diretor inglês John Mowat, da Cia. Chapito de Lisboa, vem até a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco na próxima segunda-feira (14) para uma aula aberta seguida de conversa. O encontro, gratuito e aberto ao público, é voltado ao teatro físico e visual.

 

O evento conta com a participação de Joaquim Gama, coordenador pedagógico da Escola; Raul Barretto, coordenador do curso de Humor; Hugo Possolo, ator, palhaço, dramaturgo e diretor, e Augusto Marin, ator e diretor. Para participar, não é necessário fazer inscrição.

 

Na aula, Mowat explora o teatro e a ação com ênfase no físico e visual. Utiliza jogos, exercícios, improvisações, brincadeiras e a invenção como formas e estímulos para criar a cena, começando pela descoberta e redescoberta do corpo: do espaço que esse corpo ocupa, sua relação com objetos e os sons que esse corpo produz.

 

Com forte trabalho de consciência física e visual, os participantes terão contato com as habilidades e o desenho das técnicas modernas de mímica e sua aplicação no teatro atual. A aula também oferece uma grande oportunidade de olhar para os mais variados processos de criação, interpretação e adaptação de trabalho.

 

“Meu ensinamento é baseado na criação de um ambiente onde podemos cair de cara no chão, depois levantar e rir disto tudo. Um lugar para explorar, experimentar, fazer descobertas e seguir em aventuras. Eu ofereço conhecimento através da experiência”, observa o diretor.

 

John Mowat

Nasceu em Londres. Aos dezesseis anos, por causa das dificuldades financeiras, foi obrigado a abandonar a escola tradicional e se tornou aprendiz de soldador, na indústria de aquecimento e ventilação. Depois foi estudar escultura e subsequentemente participou da Royal Academy School, em Londres. Estudou mímica na escola City Lit, com o renomado mestre Ronald Wilson. Também foi aprendiz de Jacques Lecoc, na escola Summer School, em Londres. 

 

Sua carreira no teatro começou em 1980, quando atuou em seu primeiro solo. Em 1994 cofundou em sua cidade natal a OddBodies Theatre Company. Como ator e diretor, viajou por maios de 40 países com seu estilo de comédia altamente visual. Sua primeira ida a Portugal foi em 1922, onde atuou em Lisboa, juntamente com a Companhia do Chapitô, em uma peça elaborada para a EXPO 98, em Lisboa. Desde então, concebeu e dirigiu inúmeras peças com a companhia e é um dos diretores artístico. Mowat continua trabalhando em uma variedade de projetos, dividindo seu tempo entre Portugal, Inglaterra e Brasil.

 

Serviço

Aula aberta e conversa com John Mowat

Tema: Teatro físico e visual

Quando: Dia 14 de outubro, das 14h30 às 18h30 (aula) e das 19h30 às 21h30 (conversa)

Onde: SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt

Praça Roosevelt, 210 – Centro 

Tel.: (11) 3775-8600

Grátis

 

 

Texto: Felipe Del

Relacionadas:

Notícias | 03/ 11/ 2021

Danilo Dal Lago, artista egresso da SP, estreia peça que contrapõe escritor periférico e mercado editorial

SAIBA MAIS

Notícias | 28/ 10/ 2021

Maria Bonomi inaugura obra no Memorial da América Latina que homenageia vítimas da pandemia

SAIBA MAIS

Uncategorised | 01/ 10/ 2021

Festival Satyricine Bijou anuncia vencedores da mostra competitiva e homenageia a atriz e cineasta Helena Ignez

SAIBA MAIS