‘’Joelma’’ conta a história de uma das primeiras transexuais brasileiras

Publicado em: 04/05/2016

Cena de “Joelma” | Foto: Alessandra Novahis
 
por Erika Curto*
 
A história de uma das primeiras transexuais do Brasil será apresentada em curta temporada na Caixa Cultural São Paulo. “Joelma” fica em cartaz entre os dias 20 e 29 de maio, com sessões de sexta-feira a domingo, sempre às 19h15.
 
O espetáculo conta a história da transexual baiana que dá nome à peça, Joelma, hoje com 71 anos de idade. Assim como muitos outros transexuais, Joelma passou por diversos percalços. 
 
Religiosa e natural de Ipiaú, no interior da Bahia, Joelma chega a São Paulo, onde viverá por 30 anos, e realiza a cirurgia de redesignação sexual. Mais tarde, já no corpo com o qual sempre se identificou, ela volta à Bahia. Lá, um assassinato acontece, causando uma reviravolta em sua vida – e mudando, também, o tom da peça.
 
Edson bastos e Fábio Vidal dão vida a Joelma, além de dividirem a dramaturgia e a direção do espetáculo. A montagem já passou por Brasília, Fortaleza e Goiânia. Em outubro, circulará pela Europa.
 
A temática da peça toca em um ponto importante dentro da nossa sociedade, sobretudo à SP Escola de Teatro. A Escola, desde o seu início, sempre se propôs a evidenciar assuntos referentes à transexualidade, promovendo regularmente encontros que discutem as questões de gênero, como o SP Transvisão. Além disso, parte do seu quadro de funcionários é composto por mulheres trans, contribuindo para a inclusão, ainda que longe do ideal, dessa parcela da população que ainda enfrenta tanto preconceito no Brasil e no mundo. 
 
Serviço
Joelma
CAIXA Cultural São Paulo. Praça da Sé, 111, metrô Sé, 3321-4400
De 20 a 29 de maio. 6ª, sáb. e dom., 19h15
Entrada franca (ingressos serão distribuídos a partir das 9h do dia de cada apresentação)
 

*Erika Curto é bolsista de Jornalismo Cultural do Programa Kairós, da SP Escola de Teatro

Relacionadas:

Notícias | 03/ 11/ 2021

Danilo Dal Lago, artista egresso da SP, estreia peça que contrapõe escritor periférico e mercado editorial

SAIBA MAIS

Notícias | 28/ 10/ 2021

Maria Bonomi inaugura obra no Memorial da América Latina que homenageia vítimas da pandemia

SAIBA MAIS

Uncategorised | 01/ 10/ 2021

Festival Satyricine Bijou anuncia vencedores da mostra competitiva e homenageia a atriz e cineasta Helena Ignez

SAIBA MAIS