J.C. Serroni participa de bate-papo ao vivo no Youtube sobre o seu livro “Cenografia Brasileira: Notas de um Cenógrafo”

Publicado em: 27/09/2021 |

Hoje, 27, o arquiteto, cenógrafo, figurinista e coordenador do curso de Cenografia e Figurino da SP Escola de Teatro, J.C Serroni, participará, às 19h, de um bate papo no canal “da ideia à luz” no YouTube, sobre seu livro “Cenografia Brasileira: Notas de um Cenógrafo”.

O livro, composto por escritos e imagens resultantes de ampla pesquisa, discorre sobre os seguintes tópicos: cenografia brasileira desde seus primórdios até os dias atuais; cenógrafos e experiências anteriores à década de 1940; cenografia analisada década a década de 1940 a 1990; cenografia de festivais; exposições e centros de estudos; a situação do profissional cenógrafo; cenógrafos mais representativos nacionalmente.

J.C.Serroni é arquiteto, cenógrafo e figurinista de teatro, tv, cinema e exposições. Em seus já mais de 40 anos profissionais já realizou quase 200 espetáculos entre teatro adulto, infantil e shows musicais. Recebeu dezenas de prêmios, no Brasil e no exterior, entre eles por 4 vezes o prêmio Moliére e a Golden Triga em 1995, considerado o maior prêmio da cenografia mundial, na Quadrienal de Praga, República Tcheca. Foi um dos coordenadores do Depto de Cenografia da TV Cultura de São Paulo, entre os anos de 1976 e 1984.

Foi coordenador do Núcleo de Cenografia do CPT – Sesc, coordenado por Antunes Filho entre 1986 e 1998. Criou em 1998, e mantém até hoje, o Espaço Cenografico de São Paulo um laboratório permanente de pesquisa cenográficas. No momento, é coordenador de dois cursos na SP Escola de Teatro, onde foi um dos fundadores, o de cenografia e figurinos e o de Técnicas de Palco. Paralelo ao trabalho de cenografia e figurinos e de formador na área de cenografia, Serroni tem expressivo trabalho na área de arquitetura teatral, onde atua em projetos complementares de cenotecnia e iluminação cênica. Entre dezenas de projetos, esteve envolvido na maioria dos teatros do Sesc, em São Paulo e no interior do estado. Publicou livros, entre eles, “Teatros:uma memória do espaço cênico no Brasil”, pela Editora Senac; “Cenografia brasileira: anotações de um cenógrafo”, e “Figurinos nos 50 anos do Teatro Popular” do Sesi.

QUANDO: 27/09, às 19h

ONDE: www.youtube.com/daideiaaluz

Notícias | 23/ 04/ 2024

Cia Asfalto de Poesia estreia espetáculo de teatro adulto “Pequeno Circo das Atrapalhadas”