EN | ES

Ivam Cabral Recebe Homenagem da Comunidade Luso-Brasileira do Estado

Publicado em: 15/04/2011 |

Uma Sessão Solene no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo, proposta pelo vereador Toninho Paiva, homenageará 15 personalidades, de diversas áreas, que estabelecem intercâmbio cultural entre o Brasil e Portugal, entre elas, na área cultural, Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

 

O evento, proposto pela Diretoria do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo, integra uma programação que contempla, além de apresentações musicais e de dança, exposição e palestras, em comemoração ao dia do Descobrimento do Brasil e da Comunidade Luso-Brasileira (22/04).

 

Depois de participar de vários festivais de teatro internacionais, onde atuou no Teatro Carlos Alberto e Teatro da Trindade, em Portugal; Teatro Castillo de Niebla, na Espanha; Theatre Battersea Arts Centre, em Londres; Teatro Jovem de Kiev, na Ucrânia, em 1992, o ator e dramaturgo Ivam Cabral fixou residência em Portugal.

 

Ao lado de Rodolfo García Vázquez, implantou o Curso Livre de Interpretação Teatral na cidade de Lisboa, que até hoje é considerado uma referência importante no ensino de Artes Cênicas do país.

 

Em 1997, estreiou o programa “Cantos de Portugal”, que apresenta músicas e poesias portuguesas. Veiculado pela Rádio Educativa do Paraná (FM 97,01), o programa é transmitido todos os sábados, às 19h.

 

Em 2000, novamente junto com Vázquez, inaugurou o Espaço dos Satyros em São Paulo, com o espetáculo “Retábulo da Avareza, Luxúria e Morte – Pacto de Sangue”, uma exposição do artista plástico Guto Lacaz e o show “Revista do Samba”, com a cantora Letícia Coura.

 

Como ator, participou do elenco de vários espetáculos; recebeu inúmeros prêmios; atuou em diversos países europeus; e foi apontado por Paulo Autran como um dos mais talentosos atores de sua geração. Como dramaturgo, escreveu dezenas de textos, tendo sido encenado em Portugal e Espanha.

 

Editou, em 2006, o livro “O Teatro de Ivam Cabral – Quatro Textos para um Teatro Veloz”, pela Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial de São Paulo. Também escreve para cinema e televisão, veículo para o qual assinou o roteiro do telefilme “A Noiva” e da minissérie “Além do Horizonte”, ambos para a TV Cultura.

 

Para Fernando Guimarães, diretor adjunto de cultura do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira, Ivam Cabral é um artista de fundamental relevância. “Ele viveu longo período em Portugal, junto com a Cia. Os Satyros, onde pode conhecer e estudar profundamente o teatro português, por isso ele é um embaixador do teatro brasileiro em Portugal e do teatro português no Brasil.”

 

Ainda segundo Guimarães, Cabral teve papel de destaque ao introduzir a cultura teatral portuguesa na cultura brasileira, estabelecendo um intercâmbio cultural entre esses países.

 

Destaca-se também a importância de seu trabalho em São Paulo por mostrar como o teatro e as artes podem trazer um impacto positivo na cidade, a exemplo da revitalização da Praça Roosevelt.

 

Confira a programação completa do evento

 

Projeto São Paulo, Seus Povos e Suas Músicas
Dia 16 de abril, sábado, das 16 às 18h
Palestrantes: Profa. Sônia Maria de Freitas e Sylvio Band

 

Exposição de painéis “Os Construtores do Brasil”
Local: Biblioteca Pública Municipal Mário de Andrade
Rua da Consolação, 94
Iniciativa: Biblioteca Pública Municipal Mário de Andrade

Ato Cívico – Dia da Comunidade Luso-brasileira e Apresentação do Grupo Folclórico da Casa de Portugal
Dia 17 de abril, Domingo, às 11h
Orador Oficial: Maestro João Carlos Martins
Local: Monumento a Pedro Álvares Cabral – Parque  do Ibirapuera
Avenida Pedro Álvares Cabral, 200
Iniciativa: Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo

Ato Oficial – Sessão Solene – Dia da Comunidade Luso-brasileira
Dia 18 de abril, Segunda-feira, às 19h30
Local: Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo
Endereço: Viaduto Jacareí, 100
Iniciativa formal: Vereador Toninho Paiva

Sessão Solene – Dia da Comunidade Luso-brasileira
Dia 19 de abril, Terça-feira, às 19h
Local: Plenário da Câmara Municipal de Santo André – Praça IV Centenário – Paço Municipal
Iniciativa: Casa de Portugal do Grande ABC

 

Colocação de Flores junto ao Monumento 25 de Abril
Dia 24 de abril, Domingo, às 11h
Local: Praça Mestre de Aviz – Monumento 25 de Abril – Ibirapuera
Iniciativa: Centro Cultural 25 de Abril

 

Conferência e palestra sobre a Revolução dos Cravos em Portugal e os 100 anos da República
Dia 25 de abril, Segunda-feira, às 19h30
Conferencistas: Profª Teresa Malatian (USP), Profº Lincoln Secco (USP) e Profº Douglas Mansur (UFV)
Local: Biblioteca da Casa de Portugal de São Paulo – Av. Liberdade, 602
Iniciativa: Centro Cultural 25 de Abril