Ivam Cabral Recebe Homenagem da Comunidade Luso-Brasileira do Estado

Publicado em: 15/04/2011 |

Uma Sessão Solene no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo, proposta pelo vereador Toninho Paiva, homenageará 15 personalidades, de diversas áreas, que estabelecem intercâmbio cultural entre o Brasil e Portugal, entre elas, na área cultural, Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

O evento, proposto pela Diretoria do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo, integra uma programação que contempla, além de apresentações musicais e de dança, exposição e palestras, em comemoração ao dia do Descobrimento do Brasil e da Comunidade Luso-Brasileira (22/04).

Depois de participar de vários festivais de teatro internacionais, onde atuou no Teatro Carlos Alberto e Teatro da Trindade, em Portugal; Teatro Castillo de Niebla, na Espanha; Theatre Battersea Arts Centre, em Londres; Teatro Jovem de Kiev, na Ucrânia, em 1992, o ator e dramaturgo Ivam Cabral fixou residência em Portugal.

Ao lado de Rodolfo García Vázquez, implantou o Curso Livre de Interpretação Teatral na cidade de Lisboa, que até hoje é considerado uma referência importante no ensino de Artes Cênicas do país.

Em 1997, estreiou o programa “Cantos de Portugal”, que apresenta músicas e poesias portuguesas. Veiculado pela Rádio Educativa do Paraná (FM 97,01), o programa é transmitido todos os sábados, às 19h.

Em 2000, novamente junto com Vázquez, inaugurou o Espaço dos Satyros em São Paulo, com o espetáculo “Retábulo da Avareza, Luxúria e Morte – Pacto de Sangue”, uma exposição do artista plástico Guto Lacaz e o show “Revista do Samba”, com a cantora Letícia Coura.

Como ator, participou do elenco de vários espetáculos; recebeu inúmeros prêmios; atuou em diversos países europeus; e foi apontado por Paulo Autran como um dos mais talentosos atores de sua geração. Como dramaturgo, escreveu dezenas de textos, tendo sido encenado em Portugal e Espanha.

Editou, em 2006, o livro “O Teatro de Ivam Cabral – Quatro Textos para um Teatro Veloz”, pela Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial de São Paulo. Também escreve para cinema e televisão, veículo para o qual assinou o roteiro do telefilme “A Noiva” e da minissérie “Além do Horizonte”, ambos para a TV Cultura.

Para Fernando Guimarães, diretor adjunto de cultura do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira, Ivam Cabral é um artista de fundamental relevância. “Ele viveu longo período em Portugal, junto com a Cia. Os Satyros, onde pode conhecer e estudar profundamente o teatro português, por isso ele é um embaixador do teatro brasileiro em Portugal e do teatro português no Brasil.”

Ainda segundo Guimarães, Cabral teve papel de destaque ao introduzir a cultura teatral portuguesa na cultura brasileira, estabelecendo um intercâmbio cultural entre esses países.

Destaca-se também a importância de seu trabalho em São Paulo por mostrar como o teatro e as artes podem trazer um impacto positivo na cidade, a exemplo da revitalização da Praça Roosevelt.

Confira a programação completa do evento

Projeto São Paulo, Seus Povos e Suas Músicas
Dia 16 de abril, sábado, das 16 às 18h
Palestrantes: Profa. Sônia Maria de Freitas e Sylvio Band