SP Escola de Teatro

Ivam Cabral Recebe Homenagem da Comunidade Luso-Brasileira do Estado

Uma Sessão Solene no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo, proposta pelo vereador Toninho Paiva, homenageará 15 personalidades, de diversas áreas, que estabelecem intercâmbio cultural entre o Brasil e Portugal, entre elas, na área cultural, Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

O evento, proposto pela Diretoria do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo, integra uma programação que contempla, além de apresentações musicais e de dança, exposição e palestras, em comemoração ao dia do Descobrimento do Brasil e da Comunidade Luso-Brasileira (22/04).

Depois de participar de vários festivais de teatro internacionais, onde atuou no Teatro Carlos Alberto e Teatro da Trindade, em Portugal; Teatro Castillo de Niebla, na Espanha; Theatre Battersea Arts Centre, em Londres; Teatro Jovem de Kiev, na Ucrânia, em 1992, o ator e dramaturgo Ivam Cabral fixou residência em Portugal.

Ao lado de Rodolfo García Vázquez, implantou o Curso Livre de Interpretação Teatral na cidade de Lisboa, que até hoje é considerado uma referência importante no ensino de Artes Cênicas do país.

Em 1997, estreiou o programa “Cantos de Portugal”, que apresenta músicas e poesias portuguesas. Veiculado pela Rádio Educativa do Paraná (FM 97,01), o programa é transmitido todos os sábados, às 19h.

Em 2000, novamente junto com Vázquez, inaugurou o Espaço dos Satyros em São Paulo, com o espetáculo “Retábulo da Avareza, Luxúria e Morte – Pacto de Sangue”, uma exposição do artista plástico Guto Lacaz e o show “Revista do Samba”, com a cantora Letícia Coura.

Como ator, participou do elenco de vários espetáculos; recebeu inúmeros prêmios; atuou em diversos países europeus; e foi apontado por Paulo Autran como um dos mais talentosos atores de sua geração. Como dramaturgo, escreveu dezenas de textos, tendo sido encenado em Portugal e Espanha.

Editou, em 2006, o livro “O Teatro de Ivam Cabral – Quatro Textos para um Teatro Veloz”, pela Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial de São Paulo. Também escreve para cinema e televisão, veículo para o qual assinou o roteiro do telefilme “A Noiva” e da minissérie “Além do Horizonte”, ambos para a TV Cultura.

Para Fernando Guimarães, diretor adjunto de cultura do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira, Ivam Cabral é um artista de fundamental relevância. “Ele viveu longo período em Portugal, junto com a Cia. Os Satyros, onde pode conhecer e estudar profundamente o teatro português, por isso ele é um embaixador do teatro brasileiro em Portugal e do teatro português no Brasil.”

Ainda segundo Guimarães, Cabral teve papel de destaque ao introduzir a cultura teatral portuguesa na cultura brasileira, estabelecendo um intercâmbio cultural entre esses países.

Destaca-se também a importância de seu trabalho em São Paulo por mostrar como o teatro e as artes podem trazer um impacto positivo na cidade, a exemplo da revitalização da Praça Roosevelt.

Confira a programação completa do evento

Projeto São Paulo, Seus Povos e Suas Músicas
Dia 16 de abril, sábado, das 16 às 18h
Palestrantes: Profa. Sônia Maria de Freitas e Sylvio Band