Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez assinam dramaturgia de peça inédita que vai estrear na Suécia pelas atrizes Ulrika Malmgren e Katta Palsson

Publicado em: 10/01/2022 |

Ivam Cabral e Rodolfo Garcia Vázquez/ Crédito: André Stefano

Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez, diretor executivo e coordenador de direção da SP Escola de Teatro, respectivamente, assinam a dramaturgia do texto “Anna, você pode ficar”, que será levado em maio para Estocolmo. A peça original foi escrita a pedido das atrizes suecas Ulrika Malmgren e Katta Palsson, do grupo Darling Desperados. Criada em inglês e vertida para o sueco, a narrativa gira em torno de duas irmãs gêmeas isoladas numa ilha do norte da Suécia, ex-estrelas de circo, e essas protagonistas vivem do passado.

100 da semana de 22: O que foi o movimento antropofágico?

Atualmente, a SP mantém diversos contatos culturais estrangeiros com expoentes das artes cênicas ao redor do mundo e bateu recordes de intercâmbios internacionais nos últimos anos. Dentre os países parceiros destaca-se a Suécia, desde 2012 a escola possui uma relação próxima com o país por meio do estabelecimento do convênio com a Academia de Artes Dramáticas de Estocolmo (Stockholms Dramatiska Högskola).

Inscrições abertas para curso online e gratuito Comunicação visual: do figurino à direção de arte

A Academia é uma fusão das tradicionais Academia do Real Teatro Dramático de Estocolmo (em sueco: Kungliga Dramatiska Teatern or Dramaten) com a Universidade-Escola de Cinema, Rádio, Televisão e Teatro (em sueco: Dramatiska Institutet, DI). A primeira foi uma das Universidades mais antigas da Suécia, a principal na área de formação de atores e comediantes, por onde já passaram grandes nomes do mundo artístico como Greta Garbo e Lena Olin. A segunda, foi fundada em 1970, e é pioneira na área das técnicas de palco (direção, cenografia, iluminação, entre outros).

Em 2009, durante o processo de união das duas academias, membros de ambas visitaram a SP Escola de Teatro e se encantaram com sua proposta pedagógica. Em 2011, o instituto Linnaeus-Palme, que financiou o projeto, enviou professores suecos para o Brasil, entre eles, Ulrika Malmgren (professora de interpretação do departamento da Academia de Artes Dramáticas de Estocolmo) e Simon Norrthon (chefe do departamento).

Agenda Cultural: as melhores dicas para o seu fim de semana!

Em 2020, Ulrika Malmgren também dirigiu um documentário, que foi publicado no Vímeo, retratando a parceira de 8 anos entre a Universidade Sueca e a SP. O curta foi codirigido por Gabriel Alvim, um estudante que realizou intercâmbio na Academia em 2018. Fazem parte do filme depoimentos de estudantes, artistas, além do relato de Ivam Cabral e do coordenador pedagógico da escola, Joaquim Gama.

Notícias | 28/ 03/ 2024

Sucesso de crítica e público, A Idade da Peste emprega sua abordagem contundente contra o racismo

Notícias | 28/ 03/ 2024

Fernando Vilela dirige montagem de Bash, do estadunidense Neil LaBute, que estreia no dia 13 de abril no Espaço Elevador