Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez lançam livro nos EUA pela editora Applause Theatre and Cinema Books

Publicado em: 19/07/2022 |

Espetáculo MISSISSIPI, realizado pela Cia Os Satyros em Janeiro 2019. Foto por Andre Stefano. www.andrestefano.com

Na última semana, o diretor executivo e o coordenador de direção da SP Escola de Teatro, respectivamente, Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez, celebraram o lançamento do livro Toshanisha: The New Normals nos Estados Unidos. A obra é o texto dramático da peça digital de mesmo nome, que estreou durante a pandemia, e será publicado internacionalmente pela editora Applause Theatre and Cinema Books, do dramaturgo norte-americano John Patrick Bray.

Primeiro show tributo a Ella Fitzgerald impacta público na sede Roosevelt da SP; veja fotos exclusivas

A dramaturgia de Toshanisha: The New Normals foi fruto de uma parceria especial que uniu o teatro sul-americano com o africano. A montagem do espetáculo foi digital, durante a pandemia e consistiu numa adaptação da peça Novos Normais, original da Cia. Os Satyros e escrita pelos mesmos autores.

No enredo, o público acompanhou sete quenianos, espalhados por diversas regiões; um congolês, que vive em um campo de refugiados no Quênia; e uma brasileira, direto de São Paulo. Fez parte da construção narrativa, a reflexão acerca de questionamentos advindos com a pandemia de COVID-19 e os desafios que o novo formato de realidade impostos por essa nova ordem mundial instaura, como ‘Eu sou quem realmente pensei que era? ’ e ‘Como faço para continuar ‘sendo’, no momento em que todos foram forçados a viver sob uma perspectiva diferente?’.

Estudantes da Escola Estadual Pe. Anchieta realizam exposição artística de grafite na sede Brás da SP

Novos Normais

A peça original Novos Normais: Sobre Sexo e Outros Desejos Pandêmicos buscou questionar, a partir do contexto de pandemia e de muitas pesquisas, improvisações e discussões da companhia, como o desejo se manifesta no “novo normal” do isolamento social, ocasionado pela epidemia de COVID-19. Na dramaturgia, o assunto é tratado em especial no que tange ao sexo, às carências de afeto e contato físico, às saudades das rotinas abandonadas, às compulsões adquiridas ou intensificadas pelas drogas lícitas e ilícitas e outros sentimentos represados que se expressam nessa nova forma de estar no mundo proposta por tal realidade de pandemia.

Ivam Cabral

Ator, diretor e dramaturgo, tem dedicado sua carreira às artes do palco. Doutor em Pedagogia do Teatro e mestre em Artes Cênicas pela ECA/USP, é cofundador, ao lado de Rodolfo García Vázquez, da Cia. de Teatro Os Satyros. Como ator e dramaturgo, recebeu inúmeros prêmios e escreveu dezenas de textos, tendo sido traduzido para o espanhol e o alemão. Lançou, em 2006, o livro “O Teatro de Ivam Cabral — Quatro Textos para um Teatro Veloz”, pela Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial de São Paulo; e, em 2010, foi indicado ao Prêmio Jabuti. Também escreve para cinema e TV, tendo assinado os roteiros de “A Noiva” e “Além do Horizonte”, ambos para a TV Cultura. Atualmente, acumula o cargo de diretor executivo da SP Escola de Teatro — Centro de Formação das Artes do Palco.

Rodolfo García Vázquez

Natural de São Paulo, possui Graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Pós-Graduação em Sociologia da Arte pela Universidade de São Paulo (USP). Iniciou-se nas Artes Cênicas pela Escola de Teatro Macunaíma no ano de 1985 e, juntamente com Ivam Cabral, fundou a Companhia de Teatro Os Satyros. Foi Diretor Artístico da instituição alemã Interkunst entre os anos de 1997 e 2004, Roteirista e diretor da série televisiva Direções da TV Cultura no ano de 2007 a 2009 e como Diretor Artístico de Os Satyros trabalhou os métodos Teatro Veloz e Teatro Expandido. Mestre em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo.

Notícias | 19/ 04/ 2024

Ópera “O Barbeiro de Sevilha” traz o trabalho de docentes da SP Escola de Teatro

Notícias | 18/ 04/ 2024

“Ausculta Coletiva”, coletivo formado por egressos da SP Escola de Teatro, estreia “Sobre Ausências Paternas”