Itaú Cultural promove Mostra de Solos, com quatro espetáculos, entre 15 e 18 de junho

Publicado em: 15/06/2023 | por: Guilherme Dearo

Foto colorida mostra Laete Késsimos, em cena na peça "Ser José Leonison", de 2023

Laete Késsimos, em cena na peça “Ser José Leonilson”, de 2023: mostra de solos no Itaú Cultural. | Foto: Divulgação/Leekiung Kim

Com foco em traços biográficos, identidade e representatividade, o Itaú Cultural traz quatro espetáculos solo autorais na Mostra de Solos, que acontece de hoje (15) até 18 de junho, com uma peça por dia. As peças levam ao palco questões sensíveis a seus intérpretes, seja no âmbito físico ou das ideias. Temáticas que passam pelo viés identitário, poético, de gênero e do corpo como meio político dentro da arte conduzem as apresentações.

Em “E.L.A.”, a cearense Jéssica Teixeira instiga o espectador à autopercepção do corpo, para uma melhor relação com o outro e com o mundo. Em “Ser José Leonilson”, Laerte Késsimos faz uma costura poética entre a sua trajetória e a do artista plástico Leonilson (1957-1993). Já a paranaense Leonarda Glück parte da sua experiência transexual para conduzir o enredo de “Trava Bruta”. Por fim, a paulista Dinah Feldman aborda a luta pela igualdade de gênero no espetáculo “Yentl, a menina que queria estudar”, com acompanhamento musical.

Como toda programação do Itaú Cultural, a mostra é gratuita. Os ingressos devem ser reservados pela plataforma INTI. Eles são disponibilizados semanalmente a partir da quarta-feira anterior à apresentação.

Confira mais sobre cada solo:

Em “E.L.A.”, tendo o corpo como ponto de partida, a artista cearense Jéssica Teixeira traz indagações sobre essa máquina que permeia desde os enigmas em seu funcionamento até problemas e trabalhos que enfrenta ao longo da vida. No palco, Jéssica instiga o público a fazer uma autorreflexão sobre o corpo, este instrumento social, político, tecnológico, inconsciente.

Cena do espetáculo "E.L.A.", de Jéssica Teixeira, em 2023.

Cena do espetáculo “E.L.A.”, de Jéssica Teixeira, em 2023. Foto: Guto Muniz

Em “Ser José Leonilson”, o ator mineiro Laerte Késsimos faz uma costura poética entre a sua biografia e a vida e obra do artista plástico José Leonilson (1957-1993). A dramaturgia de Leonardo Moreira leva à cena depoimentos deixados pelo artista em seus últimos anos de vida, junto de registros sonoros feitos pelo ator durante o processo de criação e pesquisa.

Laerte Késsimos em cena na peça "Ser José Leonison", de 2023.

Laerte Késsimos em cena na peça “Ser José Leonilson”, de 2023. | Foto: Divulgação/Lígia Jardim

Em “Trava Bruta”, a artista paranaense Leonarda Glück parte de sua experiência transexual para apresentar um manifesto cênico. Ela propõe uma ponte e um contraponto entre o contexto artístico e a atual conjuntura política e social do Brasil no campo da sexualidade. Sozinha em cena, a atriz e dramaturga discute a relação da cultura com a transexualidade, enfatizando como é ser uma artista trans no país de hoje e de que forma a sociedade reage a um corpo que provoca repulsa e desejo.

Leonarda Glück em cena na peça "Trava Bruta", de 2023.

Leonarda Glück em cena na peça “Trava Bruta”, de 2023. | Foto: Divulgação/Alessandra Haro

Em “Yentl, a menina que queria estudar”, com a atriz Dinah Feldman, o espetáculo baseado no conto “Yentl, o menino da Yeshiva”, do escritor Isaac Bashevis Singer (Prêmio Nobel de 1978), apresenta uma menina se veste de homem para conseguir ir à escola. Para desenrolar a trama, Dinah usa, na adaptação do livro aos palcos feita por ela, textos e poemas de autores como Adélia Prado, Rachel Kauder Nalebuff, Barbara Black Koltuv, Meyer Kutchinsky, Fatema Mernissi e Luiza Romão. Com a atriz dividindo o palco com os músicos Jefferson Bueno e Lucas Coimbra, e com a intérprete em LIBRAS Juliana Gonçalves, o resultado é uma obra com perspectiva contemporânea, numa interação de teatro, arte narrativa e música.

Cena de "Yentl, a menina que queria estudar", com a atriz Dinah Feldman, de 2023.

Cena de “Yentl, a menina que queria estudar”, com a atriz Dinah Feldman, de 2023. | Foto: Divulgação/Rogério Alves

Mostra de Solos
De 15 a 18 de junho (quinta-feira a domingo)
Na Sala Itaú Cultural
Capacidade: 224 lugares
Entrada gratuita. Reservas de ingressos na semana anterior às sessões através plataforma INTI – acesso pelo site do Itaú Cultural
Protocolos – É necessário apresentar o QR Code do ingresso na entrada da atividade até 10 minutos antes do seu início. Após este horário, o ingresso não será mais válido; A bilheteria presencial abre uma hora antes do evento começar, para retirada de uma senha para posteriormente ser trocada pelos ingressos de pessoas que não compareceram.

“E.L.A.”
Com Jéssica Teixeira
Dia 15 de junho (quinta-feira), às 20h

Classificação Indicativa: 14 anos