EN | ES

Inscrições abertas para o curso de Moda e Arte, com Brunno Almeida Maia e Wellington Mendes

Publicado em: 14/06/2023 | por: Beatriz Ennes

Arte gráfica do curso Moda e Arte: Perspectivas Históricas e Contemporâneas

Inscreva-se para o curso gratuito e presencial de “Moda e Arte: Perspectivas Históricas e Contemporâneas”

Estão abertas as inscrições, até 24 de junho, para o curso gratuito e presencial “Moda e Arte: Perspectivas Históricas e Contemporâneas”, promovido pela Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e que será orientado por Brunno Almeida Maia e Wellington Mendes.

A formação tem o objetivo de expor, comentar e analisar os diálogos entre a moda e a arte, através da produção dos artífices/artistas da antiguidade, da renascença, do classicismo, do barroco, do rococó, das vanguardas modernistas dos séculos XIX e XX e da pós-modernidade.

Com vasta bibliografia da filosofia, da sociologia, da psicanálise e da história da arte e da moda, os orientadores também irão analisar as criações de costureiros e estilistas que se inspiraram na história da arte, seus artistas, escolas e movimentos.

INSCREVA-SE AQUI!

Fotografia preta e branca do rosto de Brunno Almeida Maia

Brunno Almeida Maia é pesquisador em Filosofia, Ciências Humanas e Teoria de Moda pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), foi curador da exposição “Ema e a Moda no século XX – as roupas e a caligrafia dos gestos”, na Casa Museu Ema Klabin, e do Ciclo de Conferências “A atualidade de Marcel Proust” (1871-1922), no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP, além de residente do NECMIS (Núcleo de Estudos Contemporâneos do MIS – Museu da Imagem e Som). É professor convidado e coordenador pedagógico em instituições como IED (Istituto Europeo di Design), de São Paulo, da Escola de Comunicação e Arte (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), do SENAC Lapa, da FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado) e Centro Universitário Belas Artes. Já ministrou aulas sobre a relação entre a moda, a imagem, a filosofia, a arte e a literatura em espaços e instituições culturais como MAM (Museu de Arte Moderna) de São Paulo, MASP (Museu de Arte de São Paulo), MIS (Museu da Imagem e do Som), Casa Museu Ema Klabin, Adelina Instituto, Oficinas Culturais Oswald de Andrade, Instituto Periaktos (NY – EUA/ SP – Brasil), Fundação Stickel, Oficina Cultural Casa Mário de Andrade, Sesc Consolação, Sesc Pompéia, Sesc Ipiranga, CPF – Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, Sesc Jundiaí, Sesc 24 de maio, Sesc Belenzinho, Casa da Palavra Mário Quintana, em Santo André (SP), Oficina Cultural Hilda Hilst, em Campinas (SP), Galera AMDO, em Belo Horizonte (MG), Biblioteca Mário de Andrade, Fábricas de Cultura, Biblioteca Pública Pedro Nava e Escola São Paulo. No ano de 2019, organizou a “Jornada em homenagem ao centenário de Gilda de Mello Souza”, na Casa Museu Ema Klabin (SP), que contou com a participação de Renato Janine Ribeiro, Jorge Coli, Walnice Nogueira Galvão e Celso Lafer. É autor do livro “O Teatro de Brunno Almeida Maia” (Editora Giostri, 2014). Também assina capítulo sobre a relação entre a literatura e a moda no romance Lucíola (1862) de José de Alencar no livro “Moda Vestimenta Corpo” (Editora Estação das Letras e Cores, 2015), e é um dos autores da antologia “São Paulo em Palavras” (Editora Aquarela Brasileira, 2017). Foi facilitador pedagógico do módulo I de formação em Cidadania e Direitos Humanos do Programa “Transcidadania”, uma iniciativa da Prefeitura Municipal de São Paulo, com a CADS (Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual) e Centro de Cidadania LGBT SP. Atualmente trabalha em seu próximo livro “Tempos de exceção: ensaios sobre o contemporâneo” (Editora Cosmos, no prelo).

Fotografia preta e branca do rosto de Wellington Mendes

Wellington Mendes é especialista em Coolhunting e Styling pelo Senac, Fashion Campaigns & Advertising pelo Instituto Marangoni além de bacharel em Design de Moda, pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e Técnico em Vestuário pelo Senai. Com trajetória iniciada no ano de 1999, ingressou aos estudos de expressões artísticas contemporâneas diversas, passando a desenvolver domínio técnico em processos criativos multifacetados. Ao ingressar no mercado fashion, trabalhou como estilista de street wear masculino, além de figurinista e produtor de moda em teatro, TV, assim como stylist em publicidade, editoriais e fashion films, possuindo ampla bagagem na produção executiva e coordenação de backstages em diferentes escalas do varejo: Tanto em fashion shows comerciais, quanto conceituais, incluindo vivências ek algumas das principais semanas de moda do calendário nacional como Casa de Criadores e São Paulo Fashion Week. Influenciado pela cultura pop global, e discussões horizontais contemporâneas, atua como docente em comunicação, cultura, e comportamento desde 2013, em diferentes níveis de aprendizagem com passagens por instituições como Adelina Instituto, IED, Oficina Cultural Oswald de Andrade, Senac e Sesc. Desde 2015 leciona nos cursos livres da Belas Artes tendo recentemente ingressado ao corpo docente dos cursos de pós-graduação em consultoria de imagem e beleza e mercado de moda e consumo. Profissionalmente também conduz projetos de direção criativa e design de produção, direcionados ao campo audiovisual e em suas aulas, propõe conteúdos embasados em metodologias ativas postas em prática a partir do ensino híbrido e customizado.

+ Roberta Calza ministra aulas sobre máscara neutra para o curso de Humor da SP Escola de Teatro

Serviço
Quando: 05 de julho até 16 de agosto de 2023
Quartas e sextas-feiras, das 9h às 13h
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Brás – Avenida Rangel Pestana, 2401, Brás
Público: Jovens estudantes, pesquisadores e profissionais das artes cênicas, das artes em geral e da Moda. A partir de 18 anos de idade.
Seleção: Preencher ficha de inscrição com dados, carta de interesse e breve currículo. 40 vagas.

Cronograma das inscrições
Inscrições: 13 de junho de 2023 a 24 de junho de 2023
Aprovados: 29 de junho de 2023
Matrícula online: 29 e 30 de junho de 2023

Dúvidas ou questionamentos devem ser enviados por e-mail para a equipe de Extensão Cultural – [email protected]

Cartaz de divulgação do curso Moda e Arte: Perspectivas Históricas e Contemporâneas

Cartaz de divulgação do curso Moda e Arte: Perspectivas Históricas e Contemporâneas




Relacionadas:

Notícias | 17/ 07/ 2024

9º episódio da segunda temporada do podcast SP Transvisão chega ao Spotify

SAIBA MAIS

Notícias | 17/ 07/ 2024

Inscreva-se para a oficina gratuita “A Arte de Palhaçar”

SAIBA MAIS

Notícias | 17/ 07/ 2024

Veja como foi a estreia do espetáculo “2 Palitos” na SP Escola de Teatro

SAIBA MAIS