Intervenções de Luz

Publicado em: 27/02/2012 |

Uma verdadeira investigadora da luz compartilhou um pouco de seu conhecimento com os aprendizes do Módulo Azul da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco. Seu nome é Lucia Koch, artista plástica gaúcha que ministrou, na última sexta-feira (24), uma palestra sobre sua obra, direcionada aos cursos de Cenografia e Figurino, Iluminação, Sonoplastia e Técnicas de Palco.

Lucia Koch ministrando palestra aos aprendizes da Escola (Foto: Arquivo SP Escola de Teatro)

A conversa teve início com a convidada fazendo um resumo de sua trajetória profissional, que remonta ao ano de 1987, em espaços artísticos no Projeto Macunaíma, e, dois anos mais tarde, no 11º Salão Nacional de Artes Plásticas Funarte, no Rio de Janeiro.

No início da década de 1990, explora novos caminhos e realiza intervenções em diversos locais. Entre 1992 e 1996, participa do projeto Arte Construtora, ocupando casas, parques e uma ilha, interagindo com o ambiente de forma livre e não convencional.

Uma das principais características de seus trabalhos diz respeito às alterações na luz própria de cada ambiente, como filtros coloridos e materiais translúcidos em janelas. Um dos exemplos citados foi a antiga casa no Parque Modernista, em São Paulo.

“De todas as formas de iluminação, a luz solar é a que eu sempre gostei mais. Em uma determinada hora do dia, ela é perene, até passar uma nuvem e cobrir tudo. Um tempo depois, o sol volta a aparecer, e, no fim do dia, vai apagando aos poucos”, comentou Lucia.

Essas ações, segundo ela, não só conversam com o que está ao seu redor, como abrem um novo diálogo com o público. Lucia conta que sem mediação no ambiente existe mais liberdade para a criação, pois as pessoas são provocadas a especular a obra. “Eu acho muito bacana experimentar uma situação em que nada esteja combinado, assim, o que o artista faz pode afetar o espaço e a maneira como o público enxerga e interage com o trabalho.”

Reginaldo Francolino, aprendiz de Cenografia e Figurino, refletiu sobre como seria adaptar o trabalho de Lucia para os palcos. “O trabalho dela mostra um caminho a ser explorado. Eu já conhecia, mas agora fico pensando em como expressá-lo numa linguagem teatral. De que maneira um ator iria interagir com algo que eu propusesse?”

Neste semestre, os aprendizes do Módulo Azul da SP Escola de Teatro têm como material de trabalho as poéticas artísticas de Lucia Koch e do cineasta Peter Greenaway.

Texto: Leandro Nunes

Uncategorised | 16/ 04/ 2024