Instituto Tomie Ohtake abre inscrições para o programa Trânsitos, com bolsa de incentivo; inscreva-se

Publicado em: 20/06/2023 | por: Beatriz Ennes

Fotografia colorida da fachada do Instituto Tomie Ohtake

Instituto Tomie Ohtake abre inscrições para o programa cultural Trânsitos | Foto: Nelson Kon

O Instituto Tomie Ohtake está com inscrições abertas para seu mais novo programa, Trânsitos 2023, para fomentar e fortalecer projetos na arte e cultura. O edital foi concebido para impactar positivamente a vida de grupos de jovens das periferias, prioritariamente, da cidade de São Paulo e Grande São Paulo, e busca gerar oportunidades de formação profissional na área da cultura; fortalecer e fomentar iniciativas com ênfase em produção artística e gestão cultural; garantir a sustentabilidade, através da estruturação e fomento dos projetos contemplados; fortalecer grupos e suas atividades coletivas; e priorizar as produções de grupos compostos majoritariamente por mulheres.

O novo programa retoma as experiências de projetos formativos realizados pelo Instituto Tomie Ohtake ao longo de seus mais de 20 anos que buscam ampliar a potência da aprendizagem para o debate público e democrático no campo da cultura.

Para concorrer ao programa serão aceitos grupos e coletivos das regiões citadas, com até cinco integrantes, maiores de 18 anos, que já desenvolvem um trabalho juntos ou que se reuniram para aplicar o projeto ao edital. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até às 23h59 do dia 30 de junho de 2023. O formulário de inscrição pode ser acessado clicando aqui.

A seleção vai contemplar pesquisas e ações independentes no setor artístico-cultural com impacto transformador em suas realidades e território de atuação e priorizará projetos protagonizados por mulheres que residam e atuem nas periferias, bem como mulheres que se autodeclaram negras, indígenas, trans e/ou que estejam em alguma situação de vulnerabilidade social.

Serão aceitos trabalhos das diversas linguagens artísticas e também projetos que misturem duas ou mais linguagens em seu desenvolvimento, sejam elas: Artes Visuais, Artes Plásticas, Artes Cênicas, Artes do Corpo, Dança, Música, Audiovisual, Literatura, Intervenção Urbana, Multimeios, Pesquisa ligada ao meio artístico-cultural ou à produção cultural.

A formação é composta de quatro debates presenciais para os grupos contemplados e abertos ao público em geral, 14 encontros online com convidadas e convidados com trajetórias inspiradoras por seu trabalho, formação, experiência e vida. Todos os grupos/coletivos que forem contemplados com a bolsa de incentivo no valor de R$28.000,00 (para o desenvolvimento dos respectivos projetos), receberão ainda orientações de um dos membros do júri por meio de uma reunião mensal ou mais dentro da carga horária pré-estabelecida, realizada virtualmente. Os selecionados serão divulgados no dia 24 de julho de 2023 no site do Programa Trânsitos.

O júri de seleção é composto por Ife Rosa (Pedagoga, multiartista, Supervisora Artístico Pedagógica Fábrica de Diadema); Nathalia Grilo (Curadora da HOA, pesquisadora, consultora de estéticas africanas); Sandra Campos (Cientista social, criadora do projeto Mãos Pretas, produção cultural); Juninho Sendro (Ocupações Culturais, Gestão Pública Cultural, Articulação Territorial); Felipe Choco (Pesquisador, educador, consultor).

Dúvidas pelo e-mail [email protected] com o seguinte assunto: Trânsitos | Dúvida | Edital 2023

+ Inscrições abertas para o curso de Moda e Arte, com Brunno Almeida Maia e Wellington Mendes

Notícias | 30/ 04/ 2024

SP Escola de Teatro oferece três cursos na Oficina Cultural Oswald de Andrade