Inspirados no Teatro da Vertigem, aprendizes da SP Escola de Teatro fazem intervenção

Publicado em: 30/08/2016 |

Aprendizes fazem instalações na parte térrea da sede Roosevelt da Escola

Quem assistiu ao espetáculo “Bom Retiro 958 Metros”, peça do Teatro da Vertigem que fazia um tour pelo famoso bairro paulistano em 2012, teve a oportunidade de observar algumas soluções criativas usadas pelo grupo para a montagem. Afinal, fazer teatro fora do palco convencional requer diversas adaptações.

Uma das soluções tinha a ver com a iluminação do espetáculo. Os postes de luz das ruas foram usados em cena, mas com mecanismos que alteravam a cor e a intensidade das luzes de acordo com o que a cena pedia. “O mecanismo foi aprovado pelo Ilume (Departamento de Iluminação Pública da Cidade de São Paulo) e pela Eletropaulo”, conta o Guilherme Bonfanti, integrante do Vertigem responsável pelo projeto. “O trabalho não interferia no uso do poste antes e depois da peça e também não fazia alterações elétricas e estruturais.”

Bonfanti, que é coordenador do Curso Regular de Iluminação da SP Escola de Teatro, leva o mesmo conceito ao ambiente escolar. Reunindo aprendizes de seu curso ao de Técnicas de Palco, ele propôs a experiência de interferir nas luzes da sede Roosevelt da Instituição.

Aprendizes trabalham juntas em elevador

Os elevadores, o hall dos elevadores, o subsolo e as escadas receberam materiais que alteraram o ambiente, mas não implicaram em mudanças na parte elétrica e estrutural — assim como ocorreu com o Teatro da Vertigem.

“Este projeto vem de encontro a uma série de discussões na Pedagogia e na própria Escola com os aprendizes. Como se apropriar do local, como ter prazer em estar aqui, como estabelecer uma relação de pertencimento”, explica o coordenador. “A intervenção provoca deslocamentos e os faz interagir com a arquitetura e com os colegas.”

Filmes fotográficos alteram a iluminação da Escola

Cia. Palhadiaço comemora 10 anos com circulação de Espetáculo Espetacular na ZL

3º episódio da segunda temporada do podcast SP Transvisão chega ao Spotify

Notícias | 25/ 04/ 2024