Estão abertas as inscrições, até o dia 14 de maio, para o workshop gratuito “A Plástica Cênica”, promovido pela Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e que será orientado pelo grupo Ministerio sem fronteiras, composto por Abel Garcia (Venezuela), Alicia Arteaga (Cuba), Maria Brighenti (Argentina) e Marian del Castillo (Panamá). Os encontros serão presenciais na sede Roosevelt e acontecem de 18 a 20 de maio.
O objetivo é pensar no intercâmbio entre os participantes, a partir do cruzamento de diferentes disciplinas e das narrativas apresentadas, sobretudo aquelas relacionadas com a migração. A proposta também é realizar uma experimentação, refletindo sobre a obra como uma maquinaria com diferentes engrenagens que interagem. O resultado será uma encenação no encerramento, havendo também a possibilidade de participar da instalação performática junto aos orientadores.
O grupo considera a criação multidisciplinar e multicultural de enorme valor para a riqueza de uma obra e propõe, a partir de sua experiência, vivenciar uma criação, na qual todas as áreas tenham a força que a palavra tem no teatro. Para eles, ao lidarem com a questão, que os atravessa enquanto companhia “as migrações”, verificam que a série de referências pertence a diferentes campos artísticos. O propósito é criar a partir da fusão, para que a obra absorva todas as manifestações costuradas pelos criadores e seja uma constelação de disciplinas.
A plástica cênica é o conjunto de elementos espaciais, plásticos e visuais que estão presentes na performance teatral: cenário, iluminação, imagens e projeções, figurinos, maquiagem e até design gráfico, porque o espetáculo começa para o espectador a partir da visão do cartaz e da leitura do programa.
Sobre os orientadores:
Abel Garcia (Venezuela) é um ator Licenciado em Cinema pela Universidad Central de Venezuela. Fez o Curso técnico de Encenação, ditado pelo Orlando Arocha, na La Caja de Fósforos, na cidade de Caracas. Diretor Teatral formado na SP Escola de Teatro.
Alicia Arteaga (Cuba) é uma Artista visual, Cenógrafa, Diretora de Arte e Design de Figurino para Audiovisual, Teatro e Dança. Com uma formação de Licenciada em Estudos Socioculturais, pela Universidade de Havana. Fez Pós-graduação em História da imagem Pós-graduação “Modelagem e Padrão”.
Maria Brighenti (Argentina) é intérprete, arte educadora e diretora teatral, formada na SP Escola de Teatro. Formada no Circo em NECCA (New English Center for Circus Arts, EUA) no curso de Pedagogia Circense. Com trabalhos destacados como intérprete em Kelly Bros Circus New Zealand. Labyrintho Sensorial “Telepherique” Bélgica, além de trabalhos como performer em Portugal e trabalhos pedagógicos no Uruguai, Argentina, Brasil e Nova Zelândia.
Marian del Castillo (Panamá) é cenógrafa, figurinista, Artista da Aérea Circense e Performer. Formada em Cenografia pela Academia de Belas Artes de Bolonha, na Itália. Trabalhos destacados em Cirque du Soleil como assistente de direção na criação do espetáculo “Zarkana”. Equipe de assistentes na Direção de Arte do filme “Cidade de Deus” para o Diretor de Arte Tulé Peake. Formada no Circo Escola Picadeiro, pela FAAP.
+ Miguel Arcanjo Prado doa 70 livros de teatro à biblioteca da SP Escola de Teatro
Serviço
Quando: 18, 19 e 20 de maio de 2023
Quinta e sexta, às 19h30 e sábado, às 15h
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt – Praça Franklin Roosevelt, 210 – Centro, São Paulo – SP
Público: A oficina está destinada a estudantes e pessoas de qualquer área das artes cênicas que estejam interessados no trabalho multidisciplinar e na troca de experiências. A partir de 18 anos.
Seleção: Preencher ficha de inscrição com dados, carta de interesse e breve currículo. 20 vagas.
Cronograma das inscrições
Inscrições: 09 de maio de 2023 a 14 de maio de 2023
Aprovados: 16 de maio de 2023
Matrícula online: 16 e 17 de maio de 2023
Dúvidas ou questionamentos devem ser enviados por e-mail para a equipe de Extensão Cultural – extensao@spescoladeteatro.org.br