Miguel Arcanjo Prado doa 70 livros de teatro à biblioteca da SP Escola de Teatro

Publicado em: 05/05/2023 |

Miguel Arcanjo Prado. | Foto: Edson Lopes Jr.

Coordenador de Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro, o jornalista e crítico de artes Miguel Arcanjo Prado doou 70 livros sobre teatro à Biblioteca da Instituição.

A doação foi feita na última quinta-feira (4). A biblioteca da SP Escola de Teatro fica na Unidade Brás, e tem coordenação de Mauricio Paroni.

Entre as obras doadas, estão livros com a trajetória de importantes companhias e instituições teatrais brasileiras, como Cia. Livre de Teatro, a Cia. Mungunzá, o Lume Teatro e a Escola Livre de Teatro – ELT, além de internacionais, como o The Living Theater (EUA) e o Théâtre du Soleil (França).

“Recebo muitos livros de teatro, por atuar como jornalista cultural e crítico de artes há 20 anos em diversos veículos da imprensa e no meu site, o Blog do Arcanjo. Muitos registram parte importante da história recente do teatro brasileiro e mundial. Por isso, resolvi democratizar o acesso a tal conhecimento, doando 70 livros que faziam parte da minha coleção particular à Biblioteca da SP Escola de Teatro, que é uma das mais completas na temática das artes cênicas do Brasil”, conta Miguel.

Ele também lembrou de outras doações importantes feitas à biblioteca: “Sigo o exemplo do nosso diretor executivo, Ivam Cabral, que também doou seu precioso acervo à Biblioteca, e também do nosso Coordenador de Relações Internacionais, Marcio Aquiles, outro que realizou importante doação de obras ao acervo da instituição”, afirma.

A Biblioteca da SP Escola de Teatro também é responsável por preservar o Acervo Antonio Abujamra, criado a partir de doação após a morte do diretor e dramaturgo.

Inaugurado em 13 de maio de 2019, o acervo reúne mais de 10 mil objetos colecionados e catalogados por Antonio Abujamra (1932-2015) ao longo de sua vida. Entre os arquivos estão cerca de 760 CDs, 720 DVDs, 5.400 livros e 3.100 peças de vários autores – incluindo “O Provocador” e “Tributo a Bertolt Brecht”, escritas por ele. Há, ainda, raridades, como cartas, cartões-postais, programas de espetáculos e roteiros como o da série “O Pequeno Mundo de Dom Camilo”, adaptação do texto de Giovanni Guareschi e apresentada na TV Tupi paulista, em 1958.

Biblioteca da SP Escola de Teatro.

Notícias | 26/ 04/ 2024

Notícias | 26/ 04/ 2024