Inscrições abertas para a oficina “Afinação do Corpo”, com Zé Maria Carvalho

Publicado em: 26/04/2023 |

Foto colorida mostrando pessoas deitadas no tatame fazendo uma prática de Feldenkrais e o condutor no meio deles em pé

Oficina gratuita e presencial “Afinação do corpo”, com Zé Maria Carvalho | Foto: Divulgação

Estão abertas as inscrições, até o dia 30 de abril, para a oficina gratuita de Extensão Cultural “Afinação do Corpo”, a ser orientada por Zé Maria Carvalho. Os encontros serão presenciais na sede Roosevelt da SP Escola de Teatro e acontecem nos dias 05 e 12 de maio, sextas-feiras, das 19h30 até 22h30.

O objetivo deste curso é apresentar aos estudantes de artes cênicas a ferramenta que o orientador vem desenvolvendo há 30 anos, a partir de sua experiência vivida com Klauss Vianna por uma década e com Takao Kusuno. Zé Maria Carvalho também irá compartilhar os conhecimentos na dança butô e na formação do método Feldenkrais, de educação somática, e as abordagens orientais, como o dohô e aikido. Estes estudos foram pesquisados e integrados com a finalidade de pensar o corpo funcional e ao mesmo tempo o corpo intenso e expressivo.

Nas duas aulas o orientador compartilhará ferramentas que permitam que as pessoas enxerguem seus corpos de forma mais complexa, refletindo sobre a frase de Feldenkrais “toda ação humana é sempre composta por: movimento, sensação, emoção e pensamento”. Este é um ponto de partida fundamental para a produção de um corpo/funcional que ao mesmo tempo que desenvolve uma maior afinação (como a de um instrumento musical), aumenta sua auto percepção. Junto com a modulação do tônus muscular, ocorre simultaneamente uma modulação no tônus emocional e o aumento do fluxo interno dos fluidos e energias do corpo, intensifica e viabiliza o pensamento criativo, fundamental para a atividade criativa em diversas áreas.

INSCREVA-SE AQUI!

Foto preta e branco mostrando o orientador Zé Maria Carvalho

Zé Maria Carvalho é dançarino, professor de Ed. Somática e dança butô, coordena o Espaço Viver Teatro e estúdio de dança há 35 anos e dirige o “VIVER NÚCLEO DE DANÇA Pesquisa e Criação”. Já recebeu diversos prêmios, como o troféu Mambembe de melhor espetáculo de dança em 1995; Prêmio Estímulo à Dança da Secretaria Municipal de Cultura com UROBÓ, em 2004; Premiado no projeto de circulação FUNARTE Sul/Sudeste com Cio da Terra/Cangaceiro, em 2005; “Homem dos Avessos”, espetáculo premiado com a produção do Dança em Pauta-CCBB, em 2006; Prêmio FUNARTE/Klauss Vianna com o espetáculo “Era infinitivamente maio… – Tatarana lagarta de fogo” episódio II, em 2007; Prêmio Denilto Gomes por pesquisa e difusão. Participou dos seguintes festivais internacionais: FIAC-95-SP, FIT- 1996 -Belo Horizonte, 8ºFESTIVAL INTERNACIONAL DE HAVANA/CUBA- 1997, FESTIVAL INTERNACIONL RIO CENA CONTEMPOR NEA-1997, FESTIVAL BRASIL-JÁ-1998 -MUNIQUE/ALEMANHA, 2003- BIENAL INTERNACIONAL DE ARTES DE KIOTO-JAPÃO, 2003. Recebeu os seguintes fomentos: Fomento à dança com o projeto “Era infinitamente maio…Urutu Branco Cobra Voadeira” (2008/2009); Fomento à dança com o projeto “O corpo em devir” (2011/2012); Fomento à dança com o projeto “Dejavü” (2015); Fomento à dança com “Desobra_Dejavu” (2016/2017); Fomento à dança com o projeto “Espaços Outros_Outros Espaços” (2017/2018); Fomento à dança com o projeto “DISPOSITIVOS DE VISÃO/ Provocações_Poéticas…não se vive…não se morre…não se dança no retângulo de uma folha de papel” (2019/2020).

+ Mesa de discussão sobre teatro musical acontece nesta quarta (26) na SP Escola de Teatro

Quando: 05 e 12 de maio de 2023
Sextas, das 19h30 até às 22h30
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt – Praça Franklin Roosevelt, 210 – Centro, São Paulo – SP
Público: Estudantes de artes cênicas, cantores , artistas circenses, performances. A partir de 18 anos.
Seleção: Preencher ficha de inscrição com dados, carta de interesse e breve currículo. 20 vagas.

Cronograma das inscrições
Inscrições: 24 de abril de 2023 a 30 de abril de 2023
Aprovados: 03 de maio de 2023
Matrícula online: 03 e 04 de maio de 2023