Inscrições abertas: SP Escola de Teatro oferece 8 cursos online gratuitos

Publicado em: 21/10/2020 |

Em parceria com a MT Escola de Teatro, no Mato Grosso, a SP Escola de Teatro abriu inscrições para oito novos cursos online e gratuitos de curta duração. Com aulas de produção cultural, sonoplastia, acrobacia, mágica e ilusionismo, investigação poética e processos sobre teatro digital, os cursos de Extensão Cultural acontecem via plataforma Zoom.

Confira e se inscreva, na aba Extensão Cultural, do site.

INTRODUÇÃO EM PRODUÇÃO CULTURAL E ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Proporcionar aos estudantes conhecimento básico em todas as etapas de produção cultural, apresentando as leis de incentivo cultural vigentes.

Orientador: Gustavo Ferreira

De 4 de novembro a 16 de dezembro de 2020
Segundas, quartas e sextas, das 14h às 17h
Local: Curso online via plataformas Moodle e Zoom

DESCOBRINDO A MÁGICA
Divulgar a arte mágica e formar novos profissionais. Despertar nas pessoas interesse pela arte, seja como hobby ou apenas por satisfação pessoal. Apresentar a arte mágica como ferramenta de apoio para outras artes e entretenimento saudável.

Orientadores: Edson Iwassaki e Kevin Iwassaki

De 3 de novembro a 15 de dezembro de 2020
Terças, quintas e sextas-feiras, das 19h às 22h

ELETRÔNICA, ARDUINO E INTERNET DAS COISAS PARA ARTISTAS
Este curso busca oferecer um conhecimento básico de eletrônica e técnicas de confecção de equipamentos sonoros simples como microfones e sintetizadores. Com o domínio destes princípios, os participantes serão apresentados à programação da plataforma Arduino, que servirá de interface para qualquer programa computacional de manipulação de áudio ou até mesmo vídeo e luz, bem como sua comunicação com a Internet.

Orientador: Gregory Slivar

De 3 de novembro a 12 de dezembro de 2020
Terças e quintas, das 19h às 22h; sábados das 14h às 17h
Local: Curso online via plataformas Moodle e Zoom

CORPO ACROBÁTICO
O curso tem como objetivo ampliar repertório físico e criativo à partir de elementos da dança, acrobacia circense e capoeira. As práticas técnicas de base são circenses, mas aliadas a alguns fundamentos da dança e da capoeira

Orientador: Pedro Vinicius (colaboração de construção cênica das acrobacias: Angélica Müller)

De 4 de novembro a 16 de dezembro de 2020
Segundas, quartas e sextas, das 13h às 16h

NARRATIVIDADE E INVESTIGAÇÕES POÉTICAS: UM ESTUDO PARA ATUANTES
O objetivo do curso é investigar a narratividade, por meio de textos, poemas e correspondências entre Caio Fernando Abreu e Ana Cristina César, além de trechos de obras de autores teatrais que potencializem a criação dos participantes.

Orientador: Christian Landi

De 3 de novembro a 10 de dezembro de 2020
Terças, quartas e quintas, das 19h às 22h
Local: Curso online via plataformas Zoom

ARTE E PRODUÇÃO: MANIFESTO WORKSHOP
O fundamento principal do curso é que não se pode separar a arte do seu processo de produção. Produzir arte é um ato de arte em si. E a arte nada mais é do que seu processo de produção, incluindo seu resultado. Ao compreender essa conexão íntima entre as estruturas de produção e “a própria arte”, um diretor ganha mais liberdade como artista. Como diretor de teatro, é preciso aprender a identificar e criar processos de produção adequados aos seus objetivos artísticos bem como ao contexto em que está trabalhando. Durante o curso, os alunos conhecerão exemplos internacionais de organizações artísticas e formas de produção teatral.
O objetivo do curso é que os alunos criem sues manifestos artísticos e aprendam a definir quais são os princípios mais fundamentais da produção de arte para eles.

Orientadoras: Saana Lavaste e Saara Rautavuoma (Finlândia)

Dias 4, 17 e 18 de novembro de 2020
Terças e quartas, das 9h às 13h
Local: Curso online via plataforma Zoom

TEATRO DIGITAL COM SATYROS (SP), ARMAZÉM (RJ) E MAGILUTH (PE)
Estes novos tempos impuseram urgência comunicativa para o teatro brasileiro pela esfera do digital como forma de permanecer junto ao público, com a utilização de recursos tecnológicos até então desconhecidos. Neste curso, três importantes grupos teatrais do país, pioneiros no mundo da telepresença digital, Satyros (SP), Armazém (RJ) e Magiluth (PE), apresentam como encararam este desafio. Os coletivos criaram novas produções com as especificidades desta linguagem ainda em desenvolvimento: o teatro digital. Produções que foram acolhidas pelo público, também em processo de descoberta de um novo modo de assistir teatro.

Orientadores: Satyros (SP), Armazém (RJ) e Magiluth (PE)
Aula de abertura: 5/11 com Rodolfo García Vázquez
Inscrições: até 26 de outubro

De 5 a 25 de novembro de 2020
Segundas, terças e quartas, das 19h às 22h
Local: Curso online via Zoom em parceria com a MT Escola de Teatro

NARRATIVA COMO INSURREIÇÃO
O objetivo do curso é apresentar, analisar e debater, de modo introdutório, como o conceito de “narrativa” se instaura a partir da crise do modo dramático e como tem se transformado ao longo das últimas décadas, se tornando um modo de luta contra a normas estabelecidas na expressão teatral contemporânea.

Orientador: César Baptista
Inscrições: até 2 de novembro

De 10 de novembro a 8 de dezembro de 2020
Terças, das 20h às 23h