EN | ES

Inscrições abertas para o II Proscênio – Festival de Teatro de Indaiatuba

Publicado em: 24/07/2014 |

Estão abertas as inscrições para a Mostra Competitiva, a Mostra Paralela e o Concurso Nacional de Dramaturgia do II Proscênio – Festival de Teatro de Indaiatuba, que recebe grupos amadores e profissionais de todo o estado de São Paulo e também traz em sua programação workshops, palestras e mesa de debate.

 

A coordenação geral do evento é de Fernanda Bugallo e Paloma Dourado, que concluiu o ciclo de quatro módulos do curso de Dramaturgia da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

 

 

Assim como em 2013, serão selecionados 15  grupos para a Mostra Competitiva, que acontecerá de 31 de outubro a 22 de novembro. Até o dia 1º de setembro, podem se inscrever grupos paulistas amadores ou profissionais. As apresentações serão realizadas em dois locais da cidade – na Sala Acrísio de Camargo (CIAEI) e no Novo Centro Cultural da Morada do Sol. Os três melhores receberão prêmio em dinheiro, troféu e certificado.

 

A curadoria responsável por selecionar os grupos é composta por: Tiche Vianna, atriz, diretora e pesquisadora de teatro; Juliana Calligaris, atriz, diretora e professora; e Rafael Bicudo, encenador, diretor de cena, professor e pesquisador, que em 2012 concluiu o curso de Direção da SP Escola de Teatro.

 

Já a Mostra Paralela surgiu como forma de difundir a pesquisa e o fazer teatral de grupos amadores, profissionais ou até escolares do estado. Na edição deste ano, nove grupos terão espaço para participar do Festival.

 

Também estão abertas as inscrições para o Concurso de Dramaturgia do Proscênio 2014. Com o objetivo de incentivar a criação e difusão da dramaturgia no território nacional, o Festival receberá textos de autores com mais de 15 anos. O vencedor ganhará uma premiação e os três primeiros terão seus textos lidos na próxima edição.

 

“Eu idealizei o festival com a intenção de ampliar para muitos grupos a possibilidade de troca e de discussão, pensando muito na questão da formação dos artistas e, de dentro do festival, poder mostrar o quanto é importante ter um compromisso com o fazer teatral. Trabalho com um grupo de teatro, o Grupo de Teatro Estrada, e sinto que os festivais de teatro somaram muito para o crescimento de todos e são de grande importância para a fomentação cultural”, afirma Paloma Dourado.

 

Dessa maneira, além das mostras, a formação artística também ganha espaço, com uma mesa de debate, duas palestras e dois workshops sobre as artes cênicas. As temáticas e os profissionais responsáveis serão divulgados em breve.

 

Para saber mais, ler o regulamento e preencher a ficha de inscrição, acesse o site oficial do Festival.

 

Serviço

Inscrições: II Festival Proscênio – Festival de Teatro de Indaiatuba

Quando: Até 1 de setembro

Onde: www.festivalproscenio.com.br

Relacionadas:

Uncategorised | 09/ 11/ 2023

Palestra com a artista sul-africana, Ntando Cele, acontece na SP Escola de Teatro nesta sexta (10)

SAIBA MAIS

Uncategorised | 20/ 09/ 2022

Pamy Rodrigues, artista egressa da SP, assina direção de espetáculo feminista inspirado no conto O Papel de Parede Amarelo

SAIBA MAIS

Uncategorised | 08/ 09/ 2022

Programa Oportunidades divulga lista final de contemplados da Bolsa-Oportunidade 2/2022

SAIBA MAIS