EN | ES

Inscrições abertas para o curso gratuito e presencial Palhaçaria – Comicidades Negras, com Vanessa Rosa; confira!

Publicado em: 19/07/2022 |

Até 25 de julho, estão abertas as inscrições para o curso gratuito e presencial Palhaçaria – Comicidades Negras: Alegria é Fundamento-Ético, que será ministrado por Vanessa Rosa. As aulas acontecem de 1º de agosto a 21 de setembro, segundas e quartas, das 19h30 às 22h30, na unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro. Para participar, basta ter 18 anos e se inscrever no site da Escola.

Segundo a orientadora, o curso nasce como resistência estética criativa em busca de uma comicidade ancestral, acionando a memória e a força do imaginário cultural afro diaspórico, em dialogo com a luta antirracista negra, o aprendizado e fortalecimento de saberes tradicionais afro orientados, sendo o riso e a alegria saberes de luta, resistência, denúncia e celebração. A oficina é parte das pesquisas realizadas pela artista, que atua no campo das comicidades desde 2006, passando por diferentes escolas de humor eurocentradas, sentiu a necessidade e importância de pesquisar a partir de matrizes e motrizes de tradições afro-brasileiras em diálogo aos saberes indígenas, construindo um pensamento que visa o riso em ritualística e rebeldia numa ética do não esquecimento. O riso como dispositivo desses encontros, favorece a compreensão e possibilidades de rompimentos diante da reprodução e busca por um ideal inatingível e universal. “É válido ressaltar que ao buscarmos uma comicidade e palhaçaria afro-referenciada, navegamos pela ancestralidade e corpOralidade, elementos importantes no contexto de continuidade cultural e ensino presente em diversas tradições. Dessa maneira, identificar a alegria como fundamento-ético e a força do riso como forma de intervir no mundo.” ressalta Vanessa.

Com mais de 300 inscritos, curso gratuito de teatro musical oferecido pela Extensão Cultural começa animado na sede Roosevelt

O curso proporciona estudos práticos e teóricos a cerca da linguagem da palhaçaria negra e a comédia pensadas a partir das matrizes e motrizes de manifestações populares afro-brasileiras, como exemplo o jongo, o coco, o samba de roda e o cavalo marinho. Jogos, brincadeiras, corporalidade em narrativas cômicas, são alguns dos elementos que compõe essa oficina, tendo em vista compreender o riso como tecnologia de sobrevivência e a alegria um fundamento-ético presente em diversas culturas negras afro-indígenas.
Esse encontro tem como objetivo geral potencializar uma produção artística na área das comicidades e palhaçaria negra, assim os seguintes objetivos específicos são:
Oferecer ferramentas para que os participantes possam realizar a construção de um corpo cômico, sabendo o riso como formas de denúncia, celebração e resistência;
Proporcionar estudos e saberes referentes as culturas negras e afro-indígenas; Trabalhar o jogo, a brincadeira, a expressão corporal e vocal como elementos potencializadores e disparadores de olhares generosos para sí e para o coletivo.

Orientadora: Vanessa Rosa

Vanessa Rosa há 18 anos, entre escolas, cursos e pesquisas de campo, vivência as artes com foco na linguagem da comédia. Desde 2009 orienta grupos, coordena oficinas e facilita encontros artísticos, propondo práticas pedagógicas teatrais por intermédio de saberes ancestrais. Como atriz, produtora e diretora, durante 13 anos, junto a outres artistas do bairro do Grajaú/SP, desenvolveu pesquisas, projetos e a gestão de um Galpão Cultural, sendo contemplada por diversas leis de incentivo na área teatral, atuando e dirigindo diversos espetáculos entre o palco e a rua. Em 2016 cria o “Terreiros do Riso”, seu encanto, cuja prática contempla estudos, criações e vivências artísticas em artes integradas referente às comicidades negras afro-brasileiras em confluência aos saberes indígenas. Une suas vivências artísticas com práticas corporais biointerativas, olhando de modo circular e não fragmentado a preparação cênica de artistas do riso. Formada em Licenciatura em Arte Teatro pela UNESP-IA, pesquisa sobre Alegria como fundamento-ético e estuda pedagogia.

 




Relacionadas:

Notícias | 24/ 04/ 2024

“Ainda Dá Tempo”, traz discussão sobre relacionamento e passagem de tempo no palco do Teatro Uol

SAIBA MAIS

Notícias | 24/ 04/ 2024

SP Escola de Teatro se despede de Sérgio Campanelli

SAIBA MAIS

Notícias | 24/ 04/ 2024

Sesc Belenzinho apresenta “Elefante”, espetáculo que reflete sobre o envelhecimento

SAIBA MAIS