O curso, nasce como resistência estética criativa em busca de uma comicidade ancestral, acionando a memória e a força do imaginário cultural afro diaspórico, em dialogo com a luta antirracista negra, o aprendizado e fortalecimento de saberes tradicionais afro orientados, sendo o riso e a alegria saberes de luta, resistência, denúncia e celebração. Essa oficina é parte das pesquisas realizadas pela artista Vanessa Rosa, que atua no campo das comicidades desde 2006, passando por diferentes escolas de humor eurocentradas, sentiu a necessidade e importância de pesquisar a partir de matrizes e motrizes de tradições afro-brasileiras em diálogo aos saberes indígenas, construindo um pensamento que visa o riso em ritualística e rebeldia numa ética do não esquecimento. O riso como dispositivo desses encontros, favorece a compreensão e possibilidades de rompimentos diante da reprodução e busca por um ideal inatingível e universal. Assim, é válido ressaltar que ao buscarmos uma comicidade e palhaçaria afro-referenciada, navegamos pela ancestralidade e corpOralidade, elementos importantes no contexto de continuidade cultural e ensino presente em diversas tradições. Dessa maneira, identificar a alegria como fundamento-ético e a força do riso como forma de intervir no mundo.
Quando: 01 de agosto a 21 de setembro de 2022
Segundas e Quartas das 19h30 às 22h30
Com vivência externa dia 20 de agosto, sábado, das 9h até às 17h
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt – Praça Franklin Roosevelt, 210 – Centro, São Paulo – SP
Objetivo: O curso, proporciona estudos práticos e teóricos a cerca da linguagem da palhaçaria negra e a comédia pensadas a partir das matrizes e motrizes de manifestações populares afro-brasileiras, como exemplo o jongo, o coco, o samba de roda e o cavalo marinho. Jogos, brincadeiras, corporalidade em narrativas cômicas, são alguns dos elementos que compõe essa oficina, tendo em vista compreender o riso como tecnologia de sobrevivência e a alegria um fundamento-ético presente em diversas culturas negras afro-indígenas.
Esse encontro tem como objetivo geral potencializar uma produção artística na área das comicidades e palhaçaria negra, assim os seguintes objetivos específicos são:
Oferecer ferramentas para que os participantes possam realizar a construção de um corpo cômico, sabendo o riso como formas de denúncia, celebração e resistência;
Proporcionar estudos e saberes referentes as culturas negras e afro-indígenas;
Trabalhar o jogo, a brincadeira, a expressão corporal e vocal como elementos potencializadores e disparadores de olhares generosos para sí e para o coletivo.
Orientadora: Vanessa Rosa
Vanessa Rosa há 18 anos, entre escolas, cursos e pesquisas de campo, vivência as artes com foco na linguagem da comédia. Desde 2009 orienta grupos, coordena oficinas e facilita encontros artísticos, propondo práticas pedagógicas teatrais por intermédio de saberes ancestrais. Como atriz, produtora e diretora, durante 13 anos, junto a outres artistas do bairro do Grajaú/SP, desenvolveu pesquisas, projetos e a gestão de um Galpão Cultural, sendo contemplada por diversas leis de incentivo na área teatral, atuando e dirigindo diversos espetáculo entre o palco e a rua. Em 2016 cria o “Terreiros do Riso”, seu encanto, cuja prática contempla estudos, criações e vivências artísticas em artes integradas referente às comicidades negras afro-brasileiras em confluência aos saberes indígenas. Une suas vivências artísticas com práticas corporais biointerativas, olhando de modo circular e não fragmentado a preparação cênica de artistas do riso. Formada em Licenciatura em Arte Teatro pela UNESP-IA, pesquisa sobre Alegria como fundamento-ético e estuda pedagogia.
Público:
Esse curso é livre para a participação do público em geral, com ou sem experiência na linguagem das artes, acima de 18 anos, será utilizado como critério políticas afirmativas para pessoas negras, indígenas, e lgbtqia+
Seleção:
Preencher ficha de inscrição com dados, carta de interesse e breve currículo. 30 vagas.
Importante manifestar na carta qual seu interesse no estudo em palhaçaria e comicidades negras, contando sua atuação e ou vivências fora e dentro das artes.
Cronograma das inscrições
Inscrições: 12 de julho a 25 de julho de 2022 até às 16h
Aprovados: 28 de julho de 2022
Matrícula online: 28 e 29 de julho de 2022
Protocolo presencial para evitar transmissão da Covid-19
Para a proteção de todas, todes e todos, é de suma importância o respeito aos protocolos de saúde e segurança contra a transmissão da Covid-19:
-> Apresentar o Certificado de Vacinação contra Covid-19.
->Obrigação do uso de máscaras durante todo o tempo na SP Escola de Teatro (nas aulas, entrada, saída e períodos de intervalo).
-> Respeitar o distanciamento social.
-> Disponibilidade de álcool em gel.
-> Preferência de aulas ao ar livre ou em lugares ventilados.
Dúvidas ou questionamentos devem ser enviados por e-mail para a equipe de Extensão Cultural – extensao@spescoladeteatro.org.br
Observação
Ao se inscrever, o estudante deve estar ciente a respeito do Regimento Escolar da SP Escola de Teatro.
Faça download do Regimento do estudante