Inscreva-se para o curso gratuito e presencial Introdução ao Malabarismo

Publicado em: 14/12/2022 |

Estão abertas as inscrições para o curso gratuito e presencial de Extensão Cultural Introdução ao Malabarismo, a ser orientado por Giuliana Soveral e Anton Birkholz, que acontece na unidade Brás entre os dias 13 de janeiro e 6 de fevereiro.

O curso tem como objetivo apresentar os benefícios que a prática de malabares traz para cada pessoa, como coordenação motora fina, consciência corporal, noção e atenção sobre o espaço, persistência, trabalho em grupo e também manipulação de objetos não convencionais em cena.

Muitos imaginam que essa técnica artística está relacionada com o fato de não deixar objetos caírem no chão, porém a habilidade é sobre persistir no que parece quase impossível quando se trata de lançamentos e padrões que formam imagens no ar. Por isso, a intenção da formação é trazer a possibilidade para todos os alunos de poder experimentar algo que envolve criatividade e lógica. De ter um momento para ser tanto o artista como o cientista.

Estudantes do curso técnico em teatro da SP Escola de Teatro apresentam a Mostra de Experimentos do 2º semestre de 2022

As aulas serão conduzidas pelos dois professores e organizadas em três momentos: aquecimento, trabalhos e exercícios em grupo ou individual. Os artistas também irão oferecer trabalhos sobre expressão corporal junto com o jogo da manipulação e trabalhos com musicalidade dentro de cada truque.

Podem se inscrever pessoas que têm interesse em conhecer a prática, em se divertir e se inspirar. Não é obrigatório ter o domínio dos malabares. A classificação etária requerida é a partir de 18 anos e as inscrições podem ser feitas pelo site da SP até dia 5 de janeiro.

Inscreva-se aqui!

Giuliana Soveral iniciou as práticas dentro do mundo circense junto com sua família em São Paulo, tendo a possibilidade de explorar, aprender e trabalhar dentro do Galpão dos Parlapatões no período de 2013 até 2018. Se formou artista profissional de circo pelo INAC e pela SALTO, ambas escolas residentes no norte de Portugal, onde também no mesmo período fez uma formação em auxiliar de educação infantil pela CEAC que acaba complementando muito no seu trabalho atual dentro do âmbito do circo. Atua na área de performance e educação circense desde 2015. Tem especialização em acrobacias aéreas, malabares e manipulações de objetos. Participou de companhias e festivais de circo no Brasil, produziu eventos, criou e participou de direções coletivas de espetáculos para as companhias nas quais trabalhou. Atualmente segue na área de criação e pedagogia dentro do Circo.

Anton Birkholz é artista e malabarista autodidata com experiência em dança, teatro físico e pedagogia. Começou a praticar malabares e outras formas de manipulação de objetos em 2015, aprendendo através de encontros de malabares regionais e convenções de malabares pela Europa. Entre 2017 e 2019 se formou em pedagogia de circo pela JOJO em Freiburg, Alemanha. Durante sua formação, trabalhou ensinando em escolas e dando workshops. Ao final do ano de 2019 fez uma formação intensiva de dança, participou de workshops com profissionais reconhecidos na área e continuou com os estudos de malabares. Essas experiências inspiraram e influenciaram para seu estilo artístico pessoal. Em 2020 se mudou para Portugal e se formou no Instituto Nacional de Artes do Circo, INAC, tendo como sua disciplina principal, Malabares. Atualmente segue criando e desenvolvendo seus projetos pessoais dentro da área de criação, técnica e educação circense.

Serviço:
Quando: 13 de janeiro de 2023 até 06 de fevereiro de 2023
Segundas, quartas e sextas das 9h às 13h
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Brás – Avenida Rangel Pestana, 2401, Brás
Público: Pessoas em geral a partir de 18 anos
Seleção: Preencher ficha de inscrição com dados, carta de interesse e breve currículo. 25 vagas.

Cronograma das inscrições:
Inscrições: 14 de dezembro de 2022 a 05 de janeiro de 2023
Aprovados: 10 de janeiro de 2023
Matrícula online: 11 e 12 de janeiro de 2023

Notícias | 28/ 03/ 2024

Fernando Vilela dirige montagem de Bash, do estadunidense Neil LaBute, que estreia no dia 13 de abril no Espaço Elevador

Festival de Curitiba tem 300 atrações e espera 200 mil pessoas na 32ª edição

Peça “Um Lugar Chamado Amor” estreia em 5 de abril na SP Escola de Teatro