EN | ES

Indicados ao 5º Prêmio CPT

Publicado em: 16/07/2012 |

Chegando, neste ano, à sua quinta edição, o Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro (CPT) divulgou sua lista de indicados, que inclui os espetáculos que estiveram em cartaz durante o primeiro semestre de 2012. 

 

O Prêmio, que é destinado aos grupos e profissionais de teatro do Estado de São Paulo, confere importância especial aos coletivos, mas sem deixar de lado os trabalhos individuais. Para esta edição, a comissão julgadora é composta por Christiane Galvan (Cia. Vagalum Tum Tum), Luiz Fernando Ramos (USP), José Cetra Filho (Crítico de Teatro – Unesp/SP), Ênio Gonçalves (Apetesp e Cooperativa) e Raquel Rollo (Trupe Olho da Rua – Santos/SP).

 

Dentre os premiados em outros anos, estão Rodolfo García Vázquez, co-fundador da Companhia de Teatro Os Satyros e coordenador do curso de Direção da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, que levou a Melhor Direção por “Roberto Zucco” e “Hipóteses para o Amor e a Verdade”, em 2010; Leonardo Moreira, da Cia. Hiato, com Melhor Dramaturgia, por “O Jardim”; e Nelson Baskerville, da Cia Mungunzá de Teatro, também de Melhor Direção, por “Luis Antônio Gabriela”, ambos em 2011.

 

Desta vez, um dos principais destaques foi “Barafonda”, da Cia. São Jorge de Variedades, que foi lembrada em quatro categorias – Dramaturgia, Direção, Trabalho Apresentado em Rua e  Ocupação de Espaço (Foto: Bob Sousa)

 

Confira a lista de indicados e suas respectivas categorias:

 

1 – Dramaturgia, criação individual ou coletiva em espetáculo apresentado em sala convencional, rua ou espaço não convencional:

1. Fábio Resende, por “Corinthians, Meu Amor – Segundo Brava Companhia, uma Homenagem ao Teatro Popular União e Olho Vivo”, Brava Companhia;

2. Cássio Pires, por “Ifigênia”, Cia. Elevador de Teatro Panorâmico;

3. Paulo Santoro, por “Plínio Contra as Estrelas”, Cia. Santa Cacilda;

4. Coletiva, por “Barafonda”, Cia. São Jorge de Variedades.

 

2 – Direção, criação individual ou coletiva em espetáculo apresentado em sala convencional, rua ou espaço não convencional:

1. Antônio Araújo, por “Bom Retiro 958 Metros”, Teatro da Vertigem;

2. Kleber Montanheiro, por “Cabeça de Papelão”, Cia. da Revista;

3. Coletiva, por “Barafonda”, Cia. São Jorge de Variedades.

 

3 – Elenco, em espetáculo apresentado em sala convencional, rua ou espaço não convencional:

1.  La Mínima, por “Mistero Buffo”;

2. Cia. Elevador de Teatro Panorâmico, por “Ifigênia”;

3. Boa Companhia, por “Portela, Patrão, Mário, Motorista”;

4. Brava Companhia, por “Corinthians, Meu Amor – Segundo Brava Companhia, uma Homenagem ao Teatro Popular União e Olho Vivo”.

 

4 – Trabalho apresentado em sala convencional:

1. “Mistero Buffo”, La Mínima;

2. “Ifigênia”, da Cia. Elevador de Teatro Panorâmico;

3. “Macbeth”, com direção de Gabriel Villela.

 

5 – Trabalho apresentado em rua:

1. “Barafonda”, da Cia. São Jorge de Variedades;

2. “Taiô”, da Cia. do Miolo.

 

6 – Trabalho apresentado em espaços não convencionais:

1. “Mateus,10”, Tablado de Arruar;

2. “Corinthians, Meu Amor – Segundo Brava Companhia, uma Homenagem ao Teatro Popular União e Olho Vivo”, Brava Companhia;

3. “Quase-Memória”, A Digna Companhia de Teatro e Dança.

 

7 – Trabalho para plateia infanto-juvenil, apresentado em sala convencional, rua ou espaço não convencional:

1. “Jucazécaju”, Cia. Circo Mínimo;

2. “Bruxas, Bruxas… e Mais Bruxas!”, Grupo As Meninas do Conto;

3. “Esses Olhos tão Grandes”, Cia. de Teatro Mevitevendo.

 

8 – Grupo ou Companhia revelação, do interior, litoral ou capital do Estado:

1. Trupe Sinhá Zózima;

2. Grupo Teatral Parlendas;

3. Teatro do Kaos (Cubatão-SP).

 

9 – Trabalho apresentado no interior e litoral paulista, em sala convencional, rua ou espaço não convencional:

1. “A Falecida”, Teatro do Kaos (Cubatão-SP);

2. “Portela, Patrão, Mário, Motorista”, Boa Companhia (Campinas-SP);

3. “Circo di Due”, GTI – Grupo Teatro do Imprevisto (São José dos Campos-SP).

 

10 – Projeto Visual, compreendendo a integração orgânica entre os elementos plásticos e visuais do espetáculo e sua realização cênica – iluminação, cenografia, figurino, adereços e maquiagem:

1. “As Desgraçadas” – direção: Beatriz Morelli. Cenografia, iluminação e fotos: Ding Musa. Cenotécnico: Pedro Terra. Figurino: Mira Andrade e Assistente de Figurino: Rita Batata. Cia Auroras;

2. “Bom Retiro 958 Metros” – direção: Antônio Araújo. Desenho de luz: Guilherme Bonfanti (coordenador do curso de Iluminação da SP Escola de Teatro). Direção de Arte: Amanda Antunes e Carlos Teixeira. Figurinos: Marcelo Sommer. Coordenação de figurinos: Kassia Garcia. Imagem: Grissel Piguillem e Midiadub. Teatro da Vertigem;

3. “Jucazécaju” – direção: Carla Candiotto. Desenho de Cenografia, figurinos e adereços: Marco Lima. Iluminação: Wagner Freire. Adereços (Confecção): PalhaAssada Atelier. Cia. Circo Mínimo.

 

11 – Projeto Sonoro, compreendendo a integração orgânica entre os elementos sonoros do espetáculo e sua realização cênica – palavra, canto, trilha original ou adaptada, arranjos e sonoplastia:

1. “Bom Retiro 958 Metros” – Teatro da Vertigem. Trilha Sonora Original: Érico Theobaldo e Miguel Caldas. Desenho de som: Kako Guirado. Preparação Vocal: Isabel Setti;

2. “Cabeça de Papelão” – Cia. da Revista. Direção Musical: Adilson Rodrigues. Músicos: Gabriel Hernandez e Nina Hotimsky;

3. “Mistero Buffo” – La Mínima. Direção Musical / Música originalmente composta: Marcelo Pellegrini. Música do Entreato: “O Romance das Caveiras”; Alvarenga, Ranchinho e Chiquinho Sales. Poema musicado: “Ave Maria das Eleições”; Leandro Gomes de Barros. Execução de músicas: Fernando Paz.

 

12 – Ocupação de espaço, compreendendo sala convencional, rua ou espaços não convencionais, no interior, litoral ou capital do Estado:

1. Cia. São Jorge de Variedades, por “Barafonda” – espetáculo itinerante que percorre as ruas do bairro da Barra Funda, em São Paulo;

2. Teatro da Vertigem, por “Bom Retiro 958 Metros ” – espetáculo itinerante que percorre as ruas do bairro do Bom Retiro SP e termina no antigo Teatro Taib;

3. Companhia Teatro de Heliópolis, por “O Dia em que Túlio Descobriu a África” – Ocupação da Casa de Teatro Maria José de Carvalho.

 

13 – Publicação dedicada ao universo do teatro, suas diversas vertentes, relações e linguagens, em projetos de grupos e companhias teatrais, instituições ou similares:

1. “Nem Uma Lágrima – Teatro Épico em Perspectiva Dialética” – Iná Camargo Costa. Editoras: Expressão Popular / Nankin Editorial;

2. “Das Margens e Bordas – Relatos de Interlocução Teatral – Companhia Estável de Teatro 10 Anos”. Organização Iná Camargo Costa;

3. “Caderno de Erros II – Brava Companhia”. Relato de processo;

4. Revista “Sobe?” – Cia. Elevador de Teatro Panorâmico. Ano 2.

 

14 – Grupo ou Cia com sede em “espaços fora de circuito comercial ou tradicional”:

1. Espaço Teatro Aberto, em Santos-SP;

2. Casa Três de Artes, no Guarujá-SP;

3. Oca – Espaço Sede Nativos Terra Rasgada, em Sorocaba-SP.

 

15 – Prêmio Especial:

1. Intervenção 22 – Os 90 Anos da Semana de Arte Moderna – Cia. Antropofágica de Teatro – Dia 08 de abril de 2012. Participação de Thiago Abdalla, Lígia Campos, Cia. Estável de Teatro, Cia. Estudo de Cena, Companhia do Feijão, Brava Companhia e Kiwi Companhia de Teatro, que começou no saguão do Theatro Municipal e depois percorreu as ruas com as Máquinas de Intervenção Urbana até o Espaço Pyndorama (Sede do grupo);

2. Projeto 7 leituras, 7 autores, 7 diretores, do Sesc Consolação. Concepção e direção geral de Eugênia Thereza de Andrade, que realiza ciclos de leituras dramáticas convidando atores e diretores de vários grupos e quadrantes para dirigi-las.

 

 

Texto: Felipe Del

Relacionadas:

Uncategorised | 16/ 04/ 2024

Premiado musical ‘Bertoleza’ ganha nova temporada, gratuita, no Teatro Paulo Eiró

SAIBA MAIS

Uncategorised | 09/ 11/ 2023

Palestra com a artista sul-africana, Ntando Cele, acontece na SP Escola de Teatro nesta sexta (10)

SAIBA MAIS

Uncategorised | 20/ 09/ 2022

Pamy Rodrigues, artista egressa da SP, assina direção de espetáculo feminista inspirado no conto O Papel de Parede Amarelo

SAIBA MAIS