EN | ES

Pesquisador português Hugo Cruz reúne convidados brasileiros para lançamento de “Práticas Artísticas, Participação e Política”, seu novo livro

Publicado em: 05/04/2022 |

Na próxima quinta-feira, 7, às 18h, acontece a live de lançamento do livro Práticas Artísticas, Participação e Política, do pesquisador, escritor e artista Hugo Cruz. A obra é resultado de anos de estudo do intelectual português sobre as ações culturais comunitárias em Portugal e no Brasil, com ênfase para as artes do palco. Além de Hugo, estarão presentes no evento digital grandes nomes da pesquisa em teatro, como:  Flávio Desgranges, professor da UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina) e diretor da coleção Teatro da Hucitec Editora; Marina Coutinho, professora e pesquisadora na UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro); Lucia Maciel Barbosa de Oliveira, professora e pesquisadora da ECA –USP (Faculdade de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo); e o ator Thiago Rosa. A transmissão ocorre ao vivo pelo canal oficial da Hucitec, editora da publicação.

Tendo em vista que na atualidade a criação artística contemporânea aprofunda sua dimensão participativa, a educação e a intervenção comunitária e social recorrem às linguagens artísticas como uma alternativa às abordagens tradicionais. Nesse contexto, Práticas Artísticas, Participação e Política” mescla teoria e prática cruzando contributos da arte, da participação e da política; 332 pessoas de 23 grupos teatrais diferentes  foram o objeto de estudo desse trabalho. A conversa também gira em torno de elementos fundamentais das práticas artísticas coletivas, bem como as potencialidades e fragilidades que os processos criativos encerram na sua ligação à participação cívica e política.

Em entrevista coletiva no Festival de Curitiba, Ivam Cabral, diretor executivo da SP, fala sobre a revitalização da Praça Roosevelt e destaca o teatro digital

Para Marina Coutinho, professora da UNIRIO que escreveu a sinopse do livro, a temática que trata da reflexão consistente, baseada em vivências concretas, é o mote central da tese. E é a partir de uma vivência concreta que emerge o diálogo do autor com múltiplos atores, acadêmicos e profissionais do ramo em geral.

Entrada da sede Roosevelt da SP ganha novo visual pelas mãos do artista visual e grafiteiro Dennys Leite, colaborador da instituição

Nascido em Portugal, o escritor da obra, Hugo Cruz, já atuou em muitos campos, como consultoria, programação, criação artísticas e intervenção comunitária e social. Além disso, é investigador no CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Universidade do Porto e no Centro de História de Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora. Leciona na ESMAE no âmbito da Criação Artística e Participação Cívica e Política. É programador do Mira Artes Performativas, cofundador da PELE – Núcleo do Teatro do Oprimido do Porto e diretor artístico do MEXE – Encontro Internacional. Integra a equipe de avaliação externa da iniciativa PARTIS – Fundação Calouste Gulbenkian. Foi diretor artístico do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua. É consultor artístico em diversos outros projetos em Portugal, no Brasil, Espanha e outros países.

Confira mais detalhes profissionais de cada artista e pesquisador que participará do evento:

Flávio Desgranges

Possui graduação em Direção Teatral de Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1995) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2001). Tem experiência em Artes, com foco em Direção Teatral, atuando nos seguintes temas: teatro, teatro, educação, espectadores, linguagem, pedagogia teatral, teatro, educação, espectador, linguagem, infância e formação de professores.

 

Marina Henriques Coutinho

Marina Henriques Coutinho é Professora do Departamento de Ensino do Teatro, do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Artes Cênicas (PPGEAC) e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). É Doutora em Artes Cênicas (UNIRIO), Mestre em Teatro (UNIRIO), atriz e Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Ao longo de sua trajetória profissional e acadêmica desenvolveu um particular interesse pelas relações entre o Teatro e Pedagogia, tanto no contexto da educação formal quanto no da educação não-formal. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Pedagogia Teatral, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro em comunidades, teatro aplicado (applied theatre), teatro e escola. Atualmente, na UNIRIO, coordena o projeto de pesquisa: Teatro aplicado (applied theatre): investigações sobre um território em expansão; e o programa de extensão, contemplado pelo PROEXT 2013 e 2014 e EXTPESQ FAPERJ 2014/2015: Teatro em Comunidades. Foi chefe do Departamento de Ensino do Teatro (2012-2014) e Coordenadora do curso de Licenciatura em Teatro (2015-2016).

 

Lucia Maciel Barbosa de Oliveira

Lucia Maciel Barbosa de Oliveira é docente e pesquisadora no Departamento de Informação e Cultura da Escola de Comunicação e Artes da USP e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação – PPGCI – ECA – USP. Doutora em Ciência da Informação, área de concentração Informação e Cultura, Linha de pesquisa Ação e Mediação Cultural, pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da USP, possui graduação em História pela Universidade de São Paulo, Licenciatura em História pela Faculdade de Educação da USP. Atua na área de ação cultural, política cultural e apropriação social da informação. Desenvolve o projeto Que políticas culturais para o século XXI?.Coordena o ColabcCult: Grupo de Pesquisa em Política e Ação Cultural. Integra o grupo de estudo Humanidades Computacionais, no IEA – USP. Ao longo de 2016, no Programa Ano Sabático da Pró-Reitoria de Pesquisa e do Instituto de Estudos Avançados da USP, desenvolveu o projeto de pesquisa Dinâmicas culturais contemporâneas: imbricações entre singularidades, coletivos, tecnologias e instituições culturais na perspectiva do Comum, resultando, entre outros, no filme Dinâmicas, Flutuações e Pontos Cegos. Diretora do Centro Universitário Maria Antonia.

 

Thiago Rosa

Thiago Rosa é fundador e ator do Coletivo Bonobando, grupo de teatro carioca constituído por artistas autônomos. A companhia promove discussão acerca de temas atuais como desigualdade social, racial e de gênero, para isso, passa por um processo de experimentação que trabalha com a multiplicidade de vozes, corpos. No entanto, as muitas questões trazidas buscam sempre dialogar com os modos de produção e criação nas artes com um todo.




Relacionadas:

Notícias | 25/ 04/ 2024

Cia. Palhadiaço comemora 10 anos com circulação de Espetáculo Espetacular na ZL

SAIBA MAIS

Notícias | 25/ 04/ 2024

3º episódio da segunda temporada do podcast SP Transvisão chega ao Spotify

SAIBA MAIS

Notícias | 25/ 04/ 2024

SP Escola de Teatro lança livro em parceria com Universidade de Gdańsk, da Polônia

SAIBA MAIS