Hóspedes da Vida

Publicado em: 17/07/2012 |

Mário Bortolotto é um dos autores independentes mais importantes da cena contemporânea do teatro brasileiro, como bem lembra a dramaturga e jornalista Marici Salomão, em seu artigo deste mês, aqui no Portal da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

Assim, sempre vale a pena conferir textos do autor, tido como um Plínio Marcos da atualidade. Ainda mais se for algo inédito, como a peça “Quartos de Hotel”, em cartaz no Teatro Estação Caneca, onde cumpre temporada até 29 de julho. A montagem faz parte do projeto Cemitério de Automóveis 30 Anos – Artes do Subterrâneo. Com direção também assinada por Bortolotto, o espetáculo apresenta várias cenas que se passam em quartos de hotel. Pessoas solitárias, perturbadas e confusas são colocadas em xeque no ambiente mais impessoal possível.

Walter Figueiredo e Danielle Cabral, em cena de “Quartos de Hotel”: homem contrata a prostituta mas não consegue transar com ela (Foto: Divulgação)

“Há, por exemplo, a história de uma garota que liga para o melhor amigo e marca um encontro num hotel. Ela vai comunicar a ele que está apaixonada pela mulher dele. Em outra história, um sujeito contrata uma prostituta, mas não consegue transar com ela. Fica falando para ela da gravidez da mulher”, adianta Bortolotto, que também responde pela iluminação e sonoplastia do espetáculo. Cenário e figurinos foram confeccionados pelo próprio grupo Cemitério de Automóveis. No elenco, Carlos Carah, Katiana Rangel, Francisco Eldo Mendes, Danielle Cabral, Walter Figueiredo e Erika Puga.

Cemitério de Automóveis 30 Anos – Artes do Subterrâneo
O projeto, que marca as três décadas da companhia de teatro, reúne teatro, literatura, música, poesia, cinema, vídeo e fotografia e conta com apresentações de peças, shows, oficinas e encontros. Estão previstas sete peças do repertório do grupo e três inéditas, durante todo este ano.

A companhia Cemitério de Automóveis foi fundada em Londrina, em 1982, por Mário Bortolotto, Lázaro Câmara e Edson Monteiro Rocha, sob o nome de grupo de teatro Chiclete com Banana. Só a partir de 1987 passou a denominar-se Cemitério de Automóveis.

“Quartos de Hotel”
Data: 4 a 29 de julho. De quarta a sábado, às 21h; domingos, às 20h
Local: Teatro Estação Caneca
Endereço: Rua Frei Caneca, 384 – Consolação
Ingresso consciente (pague quanto puder).

Texto: Majô Levenstein

Uncategorised | 16/ 04/ 2024