‘Hipóteses para o amor e a verdade’ representa o Brasil no Prêmio Bandeira Paulista

Publicado em: 28/10/2014 |

“Hipóteses para o amor e a verdade”, filme do Satyros Cinema que estreou na 38ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, está entre os finalistas que concorrem ao Prêmio Bandeira Paulista, sendo o único representante brasileiro na categoria ficção.

Cena do filme

A obra foi um dos 11 filmes de ficção mais bem votados pelo público da Mostra. Agora, o Júri Internacional da Mostra está definindo o vencedor nas duas categorias do Prêmio: ficção e documentário. O resultado será anunciado amanhã (29), durante a cerimônia de encerramento do evento.

“Hipóteses para o amor e a verdade” tem roteiro de Ivam Cabral e de Rodolfo García Vázquez, que também assina a direção. No elenco, estão, além de Ivam, Cléo De Páris, Gustavo Ferreira, Luiza Gottschalk, Paulinho Faria, Robson Catalunha, Nany People, Tiago Leal, Ester Antunes, Phedra D. Córdoba, Leo Moreira Sá, Tadeu Ibarra, Ricardo Pettine e Fábio Penna.

“Este ano, definitivamente, é dos mais especiais para Os Satyros. Em nosso aniversário de 25 anos, trabalhamos feito loucos nos palcos e agora temos essa bela notícia. É um reconhecimento muito importante que vem recompensar nosso investimento cada vez maior em cinema”, afirma Ivam Cabral, que também é diretor executivo da SP Escola de Teatro.

Dividido em três partes, com duração total de 80 minutos, “Hipóteses para o amor e a verdade” traz várias histórias que correm paralelamente e, aos poucos, se entrecruzam. A cidade de São Paulo é a grande protagonista, uma vez que é na metrópole que a trama se desenrola. Como antagonistas, aparecem a solidão e o inexorável destino.

A obra parte da pesquisa que Os Satyros fizeram para o espetáculo homônimo, de 2010. Para a criação da dramaturgia, o grupo entrevistou várias pessoas – humanas, reais e virtuais – do centro paulistano. Elas vivem na megalópole buscando quebrar os muros de suas solidões, por meio do amor, seja ele real ou virtual.

Temas como suicídio, drogas e prostituição permeiam a obra, que cria uma radiografia da região central da cidade de São Paulo, a partir de três bairros: Consolação, Luz e Paraíso. Assista ao trailer.

Confira a lista completa dos filmes que concorrem ao Troféu Bandeira Paulista na 38ª Mostra:

FICÇÃO

“A gangue”, de Myroslav Slaboshpytskiy (Ucrânia)

“A ilha dos milharais”, de George Ovashvili (Geórgia, Alemanha, França, República Tcheca, Casaquistão, Hungria)

“A pequena morte”, de Josh Lawson (Austrália)

“Carmina e amém”, de Paco León Barrios (Espanha)

“Encontros com um jovem poeta”, de Rudy Barichello (Canadá)

“Entre mundos”, de Feo Aladag (Alemanha)

“Fuga da realidade”, de Christian Bach (Alemanha)

“Hipóteses para o amor e a verdade”, de Rodolfo Vázquez García (Brasil)

“O cuco e o burro”, de Andreas Arnstedt (Alemanha)

“O último trago”, de Jack Zagha Kababie (México)