Hamlet e suas Muitas Direções

Publicado em: 21/12/2012 |

Quando um diretor decide encenar Shakespeare, muitas possibilidades se abrem. Agora imagine “Hamlet” nas mãos de muitos diretores; as ideias e caminhos consequentemente se multiplicam. Foi esse o desafio que enfrentaram os aprendizes que concluíram os 4 Módulos do curso de Direção da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco. Nessa dinâmica, eles levaram, ontem, (20), a tragédia ao palco do espaço Satyros Um.

A dramaturgia procurou adaptar a obra e chegou a 13 pontos de vista para retratar a história do atormentado príncipe da Dinamarca, que deseja vingar a morte do pai. Além disso, o grupo inseriu dúvidas sobre a vida de um artista enquanto jovem e ao final da carreira. Entre as questões que motivaram a criação do projeto estavam: “O que é ‘Hamlet’ para você?” e “Qual é a revolução que se quer fazer enquanto artista?”.

Um aplauso e despedida aos aprendizes de Direção (Foto: Arquivo SP Escola de Teatro)

Para fechar o semestre e encerrar os dois anos de formação, os aprendizes se dividiram nas diversas funções. Luisa Juppe esteve no núcleo de iluminação e conta a experiência: “Nós nos sentimos bem em casa para desenvolver esse espetáculo. Eu escolhi ficar na luz como uma oportunidade de experimentar as outras áreas do teatro. Acredito que fechamos com muita satisfação”, afirma.

Ao lado dela, também na iluminação, o aprendiz Gustavo Guimarães, que já está em sua segunda passagem pela Escola, tendo já concluído os 4 Módulos de Humor: “No início, utilizamos alguns Experimentos como base. Fomos colocando tudo na prática, procurando ouvir as ideias e respeitar as diversas opiniões. Ao final, surgiram duas opções: poderíamos tentar fazer tudo perfeitamente, ou poderíamos nos divertir, assumindo possíveis erros. Saímos de lá confiantes de que todos se divertiram”, brinca.

Ficha Técnica:

Elenco e Direção: núcleo de aprendizes de direção turma vespertino da SP Escola de Teatro.

Núcleo de Dramaturgia: Bruno Carboni, Durval Mantovanini e Eduardo Gutierrez.

Núcleo de Cenografia: Cristiano Dantas, Jefferson Ramos e Lucas Vitorino.

Núcleo de Figurino: Lilian Prado e Rafael Bicudo.

Núcleo de Iluminação: Gustavo Guimarães, Luisa Juppe e Pablo Calazans.

Núcleo de Sonoplastia: Camila Oliveira e Edelsio Vitório Dionísio.

Orientação artística e pedagógica: Teth Maiello, Renato Bolelli e Wanderley Martins

Texto: Leandro Nunes

Uncategorised | 16/ 04/ 2024