Guzik Entrevista Robert Castle e Fernando Arrabal

Publicado em: 13/11/2012 |

O diálogo constante com artistas e pensadores de todo o mundo é uma das principais marcas da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco. Esse espaço de troca cultural já era concebido no projeto da Instituição e se consolidou logo na época de sua fundação, em 2009.

Naquele ano, por exemplo, dois importantes nomes do teatro, o ator e diretor americano Robert Castle e o escritor, dramaturgo e cineasta espanhol Fernando Arrabal, foram entrevistados pelo jornalista, crítico, escritor, diretor e ator Alberto Guzik (1944-2010), um dos idealizadores e então diretor pedagógico da Escola. Para assistir ao registro desses encontros, basta acessar o canal da SP Escola de Teatro no Youtube

Da esq. p/ a dir.: Sérgio Salvio Coelho, Marici Salomão, Fernando Arrabal e Alberto Guzik

Na conversa com o americano, por exemplo, são abordados temas como: o ingresso do artista no teatro; a relação com Lee Strasberg, ator, diretor e professor, com quem Castle teve aulas; o Actor’s Studio, escola onde ele se formou e atualmente trabalha como preparador de elenco, e o método próprio que desenvolve com atores.

Já no bate-papo com Arrabal, que tem a participação de Marici Salomão, coordenadora de Dramaturgia na Instituição, e Sérgio Salvio Coelho, à época assessor pedagógico, foram comentados assuntos como: formação de dramaturgos, a atual situação do teatro na Europa e no mundo, o Teatro Pânico e muito mais.

O Canal

Criado no final de 2009, o canal do Youtube da Escola tem, hoje, um total de 513 vídeos e acumula mais de 101 mil visualizações.

Além de entrevistas, ali estão cenas de Experimentos, leituras dramáticas, espetáculos, aulas, palestras, mesas de discussão, workshops, eventos e outros conteúdos. Fernanda Montenegro, Eugenio Barba, Denise Fraga, Raul Belém Machado, Pascoal da Conceição, Luís Alberto de Abreu, Ingrid Koudela, Antunes Filho, Danilo Miranda, Emilio Di Biasi, entre outras personagens centrais do teatro mundial, podem ser vistas na galeria de vídeos.

Texto: Felipe Del

Uncategorised | 16/ 04/ 2024