EN | ES

Grupo português apresenta peça e promove debate na SP Escola de Teatro

Publicado em: 10/05/2016 |

O grupo português Casa da Esquina, da cidade de Coimbra, circula pelo Brasil com o espetáculo “O Meu País É o que o Mar Não Quer”, com direção do também português Ricardo Correia. A peça faz apresentações no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, além de São Paulo, onde será acolhida pela SP Escola de Teatro.
 
Com sessões nos dias 13 e 14 de maio (sexta e sábado), a montagem surgiu da estadia do diretor em Londres, em uma temporada na qual trabalhou para a Fundação Calouste Gilbenkian, uma organização portuguesa sem fins lucrativos.
 
Cena de “O Meu País É o que o Mar Não Quer”
 
A peça une testemunhos de diversos imigrantes portugueses que se viram forçados a deixar seu país devido às medidas de austeridade na Europa ou que simplesmente optaram por tentar a vida em um lugar que oferecesse mais perspectivas de vida.
 
Estes relatos foram obtidos por meio de entrevistas, cartas, fotos, e-mails. Um dos depoimentos é do próprio diretor. A dramaturgia se tornou um retrato da atual situação da economia portuguesa, além de contar a história de uma geração dividia entre ficar e partir.
 
Na quinta-feira, 12 de maio, o Casa da Esquina faz um aquecimento para a peça, também na SP Escola de Teatro. A companhia promove o debate “Dramaturgia contemporânea: As semelhanças e diferenças no Brasil e em Portugal”, em parceria com o Centro de Dramaturgia Contemporânea. O evento é aberto ao público e tem entrada gratuita.
 
A sede do grupo Casa da Esquina, em Coimbra, é um novo equipamento cultural da cidade. O espaço possibilita o cruzamento de experiências, recebendo projetos com artistas nacionais e internacionais em áreas diversas, como teatro, literatura e artes plásticas.
 
Serviço

Debate “Dramaturgia contemporânea: As semelhanças e diferenças no Brasil e em Portugal”
12 de maio, 5ª, 20h
Sala R4
Grátis e aberto ao público
 
“O Meu País É o que o Mar Não Quer”
13 e 14 de maio, 6ª e sáb., 21h30
Sala R4
R$ 40 (aprendizes da SP Escola de Teatro pagam R$ 15)
 
SP Escola de Teatro

Praça Roosevelt, 210, metrô República, 3775-8600 

Relacionadas:

Uncategorised | 09/ 11/ 2023

Palestra com a artista sul-africana, Ntando Cele, acontece na SP Escola de Teatro nesta sexta (10)

SAIBA MAIS

Uncategorised | 20/ 09/ 2022

Pamy Rodrigues, artista egressa da SP, assina direção de espetáculo feminista inspirado no conto O Papel de Parede Amarelo

SAIBA MAIS

Uncategorised | 08/ 09/ 2022

Programa Oportunidades divulga lista final de contemplados da Bolsa-Oportunidade 2/2022

SAIBA MAIS