“Gaivota Disparate” estreia na Oficina Cultural Oswald de Andrade com apresentações gratuitas

Publicado em: 19/07/2023 | por: Beatriz Ennes

Fotografia colorida de divulgação do espetáculo "Gaiovota Disparate"

“Gaivota Disparate” estreia na Oficina Cultural Oswald de Andrade no final de julho de 2023 | Foto: Rayssa Zago

O espetáculo “Gaivota Disparate” estreia na Oficina Cultural Oswald de Andrade, com três apresentações gratuitas nos dias 28 e 29 de julho.

Escrita e dirigida por Weslley Nascimento, a peça tem atuações de Santiago Acosta Cis e Daniela Carinhanha, estudante egressa do curso de Atuação da SP Escola de Teatro, e performance sonora de Henrique Berrocal, egresso do curso de Sonoplastia da Escola.

Inspirada em personagens das obras de Anton Tchekhov adaptados para o cotidiano latino-americano, a montagem une teatro, artes plásticas e performance sonora para explorar a interseção entre som e movimento através de objetos táteis, como sintetizador, pedais de efeito e outros materiais.

Dessa forma, “Gaivota Disparate” é paulistana, de ritmo frenético e de impotência histérica, na qual o corpo trabalhador, cansado e enrijecido da protagonista soma-se à sua existência sem perspectiva e passa a refletir um exército de corpos brasileiros vencidos pelo cansaço e impedidos de exercer suas reais vocações.

Sinopse
Elba é uma atriz que luta para exercer sua profissão. Enquanto não consegue um trabalho nas artes, sobrevive empilhando enlatados no estoque de uma mercearia. Sua vida, no entanto, parece estar prestes a sofrer uma grande mudança, pois ao ser convidada a ensaiar sua mais nova peça, ela se depara com a extinção de suas habilidades de atriz.

Onde: Oficina Cultural Oswald de Andrade
Endereço: Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro, São Paulo – SP, 01123-001
28 de julho – às 19h30.
29 de julho – às 15h e às 18h.
Gratuito. Retirar os ingressos com 1h de antecedência. Lotação máxima de 50 pessoas.

+ Sede Roosevelt recebe Alysson Salvador para show intimista de voz e violão

Concepção, dramaturgia e direção: Weslley Nascimento
Elenco: Daniela Carinhanha e Santiago Acosta Cis
Performance Sonora e Sonoplastia: Henrique Berrocal