Gabriel Cândido, artista egresso da SP Escola de Teatro, lança o segundo livro de sua trilogia dramatúrgica sobre ancestralidade negra

Publicado em: 08/02/2023 |

Gabriel Cândido | Foto: Julio Aracack

Nesta quarta-feira, 8, Gabriel Cândido, artista egresso da SP Escola de Teatro, lança sua dramaturgia Nossa Conquista, pela Editora Entremares, no Sesc São Caetano, às 19h30. O evento conta com leitura dramática da peça de teatro e bate-papo com a participação do autor, de Christian Moura, pesquisador e doutor em artes que assina o posfácio do livro, e de representantes da editora.

O exemplar Nossa Conquista é a parte II da trilogia Escombros, projeto idealizado por Gabriel Cândido que, além de dramaturgo, é diretor, ator, performer e cofundador do Núcleo Negro de Pesquisa e Criação (NNPC). O objetivo do escritor consiste na elaboração cênica e dramatúrgica de peças de teatro que tratem das relações tensivas entre a fome, a terra, o colonialismo, a identidade e o capitalismo em intersecção com a ancestralidade negra do Brasil.

A obra é fictícia imagética e aponta o lugar do gênero teatral na literatura. Cândido opta pelo fluxo natural da escrita e pela liberdade de quem for ler, interpretar ou encenar.

“Meu anseio com a criação de ‘Nossa Conquista’ é contar uma história e deixar para o leitor a tarefa de ativar a própria imaginação. O esforço da escrita foi para experimentar as possibilidades de radicalização da forma dramaturgia, distanciar o texto do processo de montagem da peça no teatro e trazer as personagens e o contexto para perto, numa relação intimista”, afirma.

Bailarino Marcos Abranches estreia espetáculo de dança inspirado em conto de Dostoiévski

Na história, o leitor acompanha a épica íntima de três personagens: Machépé, um bicho da fronteira; Zizú, um soldado da paz; e Neydí, a primeira ministra da grande capital do norte. Pelas suas trajetórias e pensamentos, apresenta-se um universo fabular que ilustra, seja por meio de metáforas, seja por exemplos bem reais, as relações intrínsecas entre as dinâmicas da colonização, da diáspora negra, as subjetividades humanas e o destino fatal do meio ambiente.

O trabalho do dramaturgo busca reverberar temas aos quais vem se dedicando, a partir de uma construção literária elaborada. Se por um lado sua nova publicação sugere debates sobre colonialismo, diáspora negra, imigração, refúgio, encontros e desencontros, por outro, busca compreender a perspectiva do sonho e da imaginação.

“Para construir uma dramaturgia que se propõe a discutir, de modo interseccional, o neoliberalismo, o colonialismo, o racismo, as crises migratórias e a emergência climática em fricção com os saberes ancestrais dos povos indígenas e negros do Brasil e da diáspora, pensar na imagem de uma espiral para conduzir esta história foi fundamental no processo de criação”, afirma Cândido, que finaliza:  “A ficção nos dá muitas possibilidades de metáforas e também abre espaço para várias questões subjetivas do indivíduo e da sociedade”.

Tom Rezende, artista egresso da SP Escola de Teatro, dirige espetáculo O Santo Milagroso, com temporada até domingo (12)

A parte I da trilogia Escombros, intitulada Fala das Profundezas (2018, Editora Javali – MG), ganhou montagem, em 2022, pelo Núcleo Negro de Pesquisa e Criação (NNPC) e cumpriu temporada de estreia no Sesc Belenzinho (SP). Foi ainda experimentada em formato de leitura encenada (2018-2019) e em versão teatro radiofônico (2020).

A edição do livro Nossa Conquista foi viabilizada pelo ProAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – Edital 19/2021 de Apoio à Literatura / Ficção / Não-Ficção / Poesia / Teatro. Serão impressos 600 exemplares, sendo que haverá distribuição gratuita no evento de lançamento para o público presente e disponibilização de livros para os acervos da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e Secretaria Municipal de Cultura de São Caetano do Sul e também para escolas estaduais e municipais de São Caetano do Sul. Os demais exemplares serão vendidos a preços populares.

Gabriel Cândido, natural de São Caetano do Sul (SP), atua como dramaturgo, diretor, performer, ator e produtor. É coidealizador e diretor do Dona Ruth: Festival de Teatro Negro de São Paulo e cofundador e integrante do Núcleo Negro de Pesquisa e Criação (NNPC). É autor das dramaturgias Socorro! Tem Uma Cidade Entalada na Minha Garganta, publicada pelo Grupo Editorial Letramento (2019) e Fala das Profundezas, publicada pela Editora Javali (2018), da qual também assina a direção da montagem que estreou em 2022 e dos seus formatos em versão teatro radiofônico (2020) e leitura encenada (2018-2019). Gabriel também é diretor e roteirista do curta-metragem Jardim Peri Alto em Cena (2019); autor das performances Rastros (2022) e Cuidado com Nós (2019). Formado pela SP Escola de Teatro no curso de Atuação (2015), colaborou com a instituição como artista docente convidado, entre 2021 e 2022, Foi também artista-orientador de teatro do Programa Vocacional da Prefeitura de São Paulo (2022) e, atualmente, é estudante de História, na Universidade de São Paulo (FFLCH/USP).

Lançamento do livro: Nossa Conquista
Autor: Gabriel Cândido
Editora: Entremares
Nº de páginas: 96
Preço/livro: R$ 25,00
Data: 8 de fevereiro de 2023 – quarta, às 19h30
Local: Sesc São Caetano Rua Piauí, 554 – Santa Paula. São Caetano do Sul/SP
Leitura Dramática – Direção e produção: Gabriel Cândido. Elenco: Dirce Thomaz, Deni Marquez e Maria Gabi. Sonoplastia: André Papi. Assistência de produção: Kauanda.
Bate-papo: Christian Moura, Gabriel Cândido e representantes da Editora Entremares.

Cia. Palhadiaço comemora 10 anos com circulação de Espetáculo Espetacular na ZL

3º episódio da segunda temporada do podcast SP Transvisão chega ao Spotify

Notícias | 25/ 04/ 2024

SP Escola de Teatro lança livro em parceria com Universidade de Gdańsk, da Polônia