Bailarino Marcos Abranches estreia espetáculo de dança inspirado em conto de Dostoiévski

Publicado em: 07/02/2023 |

Marcos Abranches | Foto: Alex Merino

O bailarino e coreógrafo Marcos Abranches estreia seu mais novo espetáculo de dança contemporânea intitulado O Krocodilo, inspirado na obra O Crocodilo, do russo Fiódor Dostoiévski, no Kasulo Espaço de Cultura e Arte. A temporada será entre os dias 9 e 14 de fevereiro.

Com a concepção e direção coreográfica de Sandro Borelli, o artista encarna Ivan, personagem central da história, e traz para a cena um corpo cúmplice de si mesmo. Conivente com a sua situação, transforma sua efemeridade e penúria física em um banquete para o Estado. Publicado em 1865, o conto retrata com ironia a hipocrisia reinante na sociedade russa de sua época regida pela plutocracia Czarista, porém já contaminada por valores capitalistas europeus. O autor faz uma crítica à tentativa de modernizar a Rússia aos costumes econômicos europeus.

Confira como foi a aula inaugural do 1º semestre letivo de 2023 da SP Escola de Teatro

Este projeto foi realizado com o apoio do Programa Municipal de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo – Secretaria Municipal de Cultura e toda a renda da bilheteria será revertida em apoio ao Espaço Kasulo.

Neste seu novo trabalho, o coreógrafo se encontra pela segunda vez com a obra do escritor russo para criar suas produções. No ano de 2021, ele apresentou um outro espetáculo de dança inspirado no clássico O Iditota de Dostoiévski.

Marcos Abranches | Foto: Gal Oppido

Marcos Abranches é coreógrafo e dançarino portador de “Coreoatetose” rara, decorrente de uma lesão cerebral. O estado patológico se manifesta a partir de movimentos involuntários, intermitentes e irregulares da face e dos membros. O artista possui inteligência normal e utiliza como referência de estudo para a construção de sua linguagem artística corporal, sendo o único coreógrafo brasileiro com paralisia cerebral a propor um estudo sobre dança contemporânea. É um antigo parceiro da SP Escola de Teatro, instituição em que já ministrou cursos de extensão e participou de residências artísticas.

No ano passado, foi produzido o documentário O Artista e a Força do Pensamento, que conta a sua história da vida. O filme foi dirigido pelo premiado diretor de cinema Elder Fraga e fez parte da programação da 3ª edição do Festival Sem Barreiras, a qual ofereceu atrações culturais protagonizadas por artistas com deficiência.

Serviço:
O Krocodilo, da Marcos Abranches Cia.
Quando: 9 a 14 de fevereiro
Quinta a Terça-feira: 21 horas
*Domingo: 20 horas
Local: Kasulo – Espaço de Cultura e Arte.
R. Sousa Lima, 300 – Barra Funda, São Paulo – SP
Ingressos: R$ 10,00 e R$ 20,00 pelo Sympla

Ficha Técnica:
Direção Geral e Artística da Companhia – Marcos Abranches.
Concepção, direção artística e coreográfica da obra- Sandro Borelli.
Intérprete Criador – Marcos Abranches.
Assistente de coreografia: Rafael Carrion
Artistas convidados: Rafael Carrion e Sandro Borelli
Preparação Corporal: Sylvia Fernandez, José Maria de Carvalho e Sandro Borelli.
Colaboradores: Odilon Roble, Valéria CanoBravi e Thi Angel.
Desenho de Luz e concepção cênica – Sandro Borelli.
Trilha Sonora – Pedro Simples.
Vídeo Maker: Edu Luz – Jagun Filmes
Produção: Radar Cultural Gestão e Projetos.
Produção executiva: Maju Tóffuli.
Coordenação de Produção: Solange Borelli
Divulgação Social Mídia: Renato Fernandes.
Apoio: Cooperativa Paulista de Dança, Centro de Referência da Dança SP e Kasulo – Espaço de Cultura e Arte.

Notícias | 29/ 03/ 2024

Festival de Curitiba cria Mostra Surda de Teatro com ingressos gratuitos

Notícias | 28/ 03/ 2024

Sucesso de crítica e público, A Idade da Peste emprega sua abordagem contundente contra o racismo