Gabriel Cândido, artista egresso da SP, assina dramaturgia e dirige espetáculo Fala das Profundezas, em cartaz no Sesc Belenzinho

Publicado em: 15/06/2022 |

Gabriel Cândido, artista egresso de atuação da SP Escola de Teatro e também artista formador, estreia o espetáculo Fala das Profundezas nesta sexta-feira, 17, no Sesc Belenzinho. Ele é o idealizador, dramaturgo e diretor do espetáculo, que propõe uma reflexão sobre o sistema capitalista brasileiro, bem como as estratégias de sobrevivência que pessoas historicamente subalternizadas lançam mão contra aqueles que perpetuam a precarização da vida em troca de poder.

“A peça propõe ativar imaginários de mobilização coletiva, no sentido de fazer crer que mesmo em um contexto de exceção, repleto de contradições e de escassez é possível criarmos movimentos em prol de melhores formas de viver”, comenta Cândido.

Confira como foi a finalização da oficina Dramaturgia Comunitária, ministrada por William Costa Lima

A encenação da montagem inédita acontece em um formato arena, em que as 6 atrizes e atores fazem um jogo cênico de aproximação e distanciamento com o público durante toda a sua narrativa, assim, assumindo-o como parte do acontecimento teatral.

Espetáculo Fala das Profundezas. Foto: Jerê Nunes

Além de Cândido, outros artistas egressos da SP integram a equipe do projeto. Deni Marquez, Fábio Lopes e Fabiana Neves, todos de atuação, estão no elenco, Natália Peixoto é a responsável pela iluminação e André Papi é o sonoplasta. A dupla cursou as respectivas linhas de estudo de suas funções.

Cineclube SP Alma no Olho exibe curta performático de estudante da instituição na próxima segunda, 20

Núcleo Negro de Pesquisa e Criação (NNPC)

Fundado por Deni Marquez, Gabriel Cândido, Jerê Nunes, Maria Gabi e Thais Alves, existe desde 2016 em São Paulo. Em 2019 o NNPC estreou o curta-metragem “Jardim Peri Alto em Cena” na seleção oficial do 30º Festival Internacional de Curtas de São Paulo. “Fala das Profundezas” é a primeira montagem teatral do coletivo, que nos anos anteriores apresentou ao público leituras encenadas do texto (2018 e 2019), além de uma versão radiofônica da peça (2020).

Sinopse:
A exploração das Profundezas atingiu o limite e este território vive uma crise sem precedentes. Para não sucumbir ao caos iminente, emerge a mobilização para buscar tudo aquilo que tem sido sonhado há tanto tempo.

Ficha Técnica:
Idealização, dramaturgia e direção: Gabriel Cândido.
Elenco: Deni Marquez, Ellen de Paula, Fabiana Neves, Fábio Lopes, Maria Gabi e Tásia d’Paula.
Produção Executiva: Lucas Ferrazza.
Assistência de Produção: Kauanda.
Desenho de luz: Natália Peixoto.
Operação de luz: Fagner Lourenço e Natália Peixoto.
Trilha sonora original e operação de som: André Papi.
Part. Especial com vozes: Bruna Candido, Carla Stela, Dirce Thomaz, Diogo Guedes, Fagner Lourenço, Jerê Nunes, Kauanda, Luís Antonio Candido, Natália Peixoto, Marcela Coelho, Paola Ferreira, Sueli Aparecida Costa, Sueli Candido e Vera Lúcia de Oliveira Lima.
Preparação vocal: Maria Gabi.
Preparação corporal: Lilian Martins.
Figurinos: Carla Stela.
Trançadeira: Paola Ferreira.
Maquiagem: Rapha da Cruz.
Contrarregragem: Amanda de Jesus Oliveira e Kauanda.
Assessoria de imprensa: Kelly Santos (Mídia Pente Fino).
Projeto gráfico: Wellingthon Tadeu.
Mídias sociais: Davi Furtuoso.
Produção audiovisual: Jerê Nunes e Thais Alves.
Agradecimentos: SP Escola de Teatro, Galpão Cru e Casarão Vila Guilherme.

Fala das Profundezas
Data: De 17 de junho a 10 de julho de 2022
Sextas-feiras e sábados às 21h30 | Domingos às 18h30
Local: Sala de Espetáculos I

Classificação: 14 anosDuração: 1h30min
Ingressos: Inteira R$30 | Meia entrada R$15 | Credencial Plena do Sesc R$9
Outras informações: www.sescsp.org.br/belenzinho |

SESC Belenzinho
Endereço: Rua Padre Adelino, 1000.
Belenzinho – São Paulo (SP)
Telefone: (11) 2076-9700
sescsp.org.br/belenzinho

Notícias | 23/ 04/ 2024