Fundamentos dos Módulos: encontros pedagógicos levam discussões e materiais aos aprendizes

Publicado em: 05/02/2015

Início de semestre na SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco é sempre tempo de renovar as energias e buscar novas provocações e desafios para os estudos do período.

 

É nesse ritmo que teve início hoje (5) uma pauta especial de atividades denominada Fundamentos do Módulo, série de encontros pensados para promover discussões e apresentar aos aprendizes materiais relacionados às premissas dos módulos Azul e Verde.

 

(Foto: André Stefano)

 

Com curadoria da diretora e pesquisadora Beth Lopes, o evento, exclusivo aos aprendizes, será realizado entre a Sede Roosevelt e a Praça Roosevelt, até sábado (7), englobando conversas, espetáculo, exposição e ações práticas.

 

Hoje (5), ambos os módulos contarão com um painel de Beth Lopes, explicando sobre a programação. O módulo Azul terá um encontro com as artistas Cristiane Zuan Esteves e ‎Manuela Afonso, que falarão sobre o processo de trabalho do coletivo O Povo em Pé. Já o Verde terá “O Über-ator e o teatro clássico da Índia”, com o Artista Almir Ribeiro; “Perspectivas das personagens – as vozes narrativas em Cabras, novo processo criativo da Cia Teatro Balagan”; e “Deriva clássica – Rito escocês”, com Maurício Paroni de Castro.

 

Amanhã (6), os aprendizes do Azul terão um encontro com Roberta Estrela D´Alva e os do Verde com os artistas Denise Weinberg e Rene Guerra, que falarão sobre o ator criador. Ambos os módulos travarão contato com a Exposição Coletivo Vapor 324. 

 

O sábado será bastante agitado para o módulo Azul, que terá os seguintes encontros: “Desenhos de cena”, com Aby Cohen; “Olhar a cidade”, com Daniel Minchoni, Sinhá e Ana Zeta; “Performatividades”, com Paulo Von Poser; “FluxosTransversos” com Helena Bastos e Raul Rachou; e um espetáculo do grupo O Povo em Pé.

 

Enquanto isso, o Verde estará envolvido em uma conversa sobre teatro e cinema com o diretor Mauro Baptista Vedia e na continuação da conversa com Almir Ribeiro.

 

Neste semestre, o módulo Azul tem como eixo temático a performatividade e, como operador – ou seja, o modo por meio do qual as técnicas e conteúdos são trabalhados, sendo geralmente um pensador –, a urbanista Raquel Rolnik; o material de trabalho é o projeto “Qual é o seu nome?”, e, finalmente, o pedagogo que serve de referência para os estudos é o coletivo Rimini Protokoll.

 

O módulo Verde está estruturado sob o eixo temático Personagem/Confl ito; como no Azul, o operador também é a urbanista Raquel Rolnik e o material de trabalho é o projeto “Qual é o seu nome?”. O pedagogo que serve de referência para os estudos, no entanto, é Mike Leigh, autor, diretor de cinema e diretor de teatro britânico.

Relacionadas:

Notícias | 03/ 11/ 2021

Danilo Dal Lago, artista egresso da SP, estreia peça que contrapõe escritor periférico e mercado editorial

SAIBA MAIS

Notícias | 28/ 10/ 2021

Maria Bonomi inaugura obra no Memorial da América Latina que homenageia vítimas da pandemia

SAIBA MAIS

Uncategorised | 01/ 10/ 2021

Festival Satyricine Bijou anuncia vencedores da mostra competitiva e homenageia a atriz e cineasta Helena Ignez

SAIBA MAIS