Formação de Atores-Criadores

Publicado em: 04/10/2011 |

Os aprendizes Vinícius de Assis, de Técnicas de Palco e Nilton Pereira de Castro Melo, de Atuação (Foto: Arquivo SP Escola de Teatro)

Venha aprender tudo sobre a arte e técnica de representar uma personagem no curso de Atuação oferecido, gratuitamente, pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco. O Edital com os detalhes sobre o Processo Seletivo já está no ar e, na segunda-feira (10), serão abertas as inscrições para 19 vagas nos períodos vespertino e matutino.

Para transformar aprendizes em atores presentes não só no palco, mas em todo o processo criativo da montagem de uma peça, o coordenador Francisco Medeiros conduz formadores e artistas convidados como Filipe Brancalião, Lucienne Guedes, Denise Weinberg, Fabricio Licursi, entre outros.

Estes profissionais pretendem, juntos, trazer toda sua experiência para a sala de aula e ensinar, além de técnicas avançadas de interpretação, voz, corpo e improvisação, as diferentes maneiras de criar uma personagem. Explicam, ainda, como analisar, de forma crítica, os textos de teatro.

Teatro dramático, teatro de animação, pantomimas, teatro físico, teatro para crianças e performances são algumas das linguagens presentes na carreira do diretor Francisco Medeiros, que lhe valeram mais de 40 prêmios, ao longo dos mais de 30 anos de trajetória artística.

Entre as atividades que desenvolveu, Medeiros integrou a equipe de Curadoria do Festival Internacional de Teatro de Rio Preto, 2009; foi assessor e coordenador do Ministério da Cultura, responsável pelo Projeto Mambembão de Teatro e Dança; coordenador de projetos da Theatre  Of Latin America, sediada em Nova York, onde também foi editor da revista dessa organização americana. Junto ao Núcleo Argonautas, do qual também é diretor artístico, participa de um projeto de troca de processos de criação com a Cia. Senhas, de Curitiba.

“O curso proporciona bagagem e repertório para que o aprendiz, depois de formado, possa fazer escolhas dos caminhos que pretende trilhar como ator. Entre as possibilidades estão atuar em teatro, televisão, cinema, ópera, circo, publicidade, dublagem, eventos e performances”, explica Medeiros.

Se você tem 18 anos ou mais, tem prazer em interpretar diferentes personagens e contar às pessoas muitas histórias você se encaixa no perfil do curso de Atuação. Além de tempo e disposição, para se dedicar com afinco a este desafio você deve ser engajado, criativo, atento, possuir raciocínio rápido, ser fã de artes cênicas, televisão e cinema e, claro, gostar de trabalhar com o corpo e a voz.

O Processo Seletivo é composto por uma prova escrita, eliminatória, seguida de outras etapas que incluem entrevistas, exercícios, improvisações e cenas que devem ser previamente elaboradas.

Acesse o Edital aqui.

Texto: Renata Forato