Fim do Curso de Multimídia Interativa

Publicado em: 09/04/2013 |

Ontem (8), por volta das 10h, alunos chegaram à sala para a última aula do curso de Extensão Cultural “Multimídia Interativa com Pure Data”, orientado por Alexandre Torres Porres, na Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

O curso teve como principal ferramenta de trabalho o Pure Data (ou Pd), um ambiente de programação visual distribuído como software livre, que hoje é amplamente utilizado em processos interativos no palco, como instalações, performances e espetáculos audiovisuais/multimídia interativos e em tempo real.

Aprendizes terminam suas últimas atividades. (Foto: SP Escola de Teatro/Arquivo)

“Ensinei formas de interação sonoras, captação de movimento, reconhecimento de imagens, informação do som para controlar o vídeo e outras formas de troca de dados entre diferentes mídias. Aqui foi uma introdução. Agora, eles têm uma base para passar toda uma vida pesquisando e aprimorando”, explica o orientador Alexandre Torres.

O iluminador e cenógrafo Paulo Denizot veio do Rio de Janeiro só para aprender as técnicas do Pd: “Esse meio de interatividade não está desbravado no meio do teatro ainda. No Brasil, ninguém pesquisa isso. É muito de vanguarda. O Pd é uma plataforma completamente aberta, temos de aprender a fazer a pergunta certa, mudar a forma de pensar”, relatou. O carioca já pretende colocar seus conhecimentos em prática assim que subir ao palco: “Minha cabeça está fervilhando. Vou colocar para funcionar”, contou entusiasmado.

Ao término do encontro, o participante Rodrigo Rezende, artista visual, estava satisfeito com o conteúdo do curso e com a didática do orientador: “Já trabalho com Pd há algum tempo. Vim para aprimorar a técnica em outras áreas que eu não conhecia tanto, como o áudio. Supriu minhas expectativas mais do que o esperado”, concluiu.

Texto: Giovanna Offer

Uncategorised | 16/ 04/ 2024

Premiado musical ‘Bertoleza’ ganha nova temporada, gratuita, no Teatro Paulo Eiró

Uncategorised | 09/ 11/ 2023