Fim do Curso de Extensão: A Turma Apresenta os Últimos Trabalhos

Publicado em: 08/11/2012 |

“Vamos mostrar primeiro ‘A Marcha do Palito’. O Paulo propôs que criássemos uma história para um palito de fósforo”, explicavam os alunos do curso de Extensão Cultural Composição Original para Teatro (Cinema, Balé), na Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, na última terça-feira (6), quando as aulas se encerraram e a turma pode, enfim, colocar em prática o que aprendeu com o orientador Paulo Herculano e seu assistente, Matias Capovilla.

Ao todo, foram três composições: “Na história do palito, exploramos a animação beirando o teatro infantil. Também realizamos a dublagem e utilizamos instrumentos sonoros não convencionais, como um galão de água e uma caixa de fósforos”, explicou a aluna Camila Almeida Leite.

Em seguida, a turma exibiu um trecho de “Inside”, espetáculo do coreógrafo Sandro Borelli, de 1996. “Uma das coreografias não possui trilha. Propus, então, que eles criassem a partir de pesquisas e exploração da temática”, explicou Capovilla.

Por último, veio a “Dama da Noite”, com texto, roteiro, imagens e sons de autoria dos próprios alunos. “Era para ser apenas uma música, uma peça de teatro, mas decidimos captar imagens e criar um vídeo”, disse Camila.

Da esquerda para direita, Haraldo França, Paulo Herculano, Rafael Siano, Giovana Vincenzi, Camila Almeida Leite e Matias Capovilla (Foto: Arquivo SP Escola de Teatro)

Ao final, com aplausos, Paulo agradeceu à turma. “Agradeço pelo tempo que passamos e foi muito bom trabalhar com vocês. Todos desenvolveram as propostas e que o aprendizado continue”, disse.

O aluno Haroldo França reconheceu a experiência dos orientadores e o valor do curso. “Eles nos deram muita liberdade para criação e espaço para sugerir ideias. Foi bom conhecer profissionais como eles, assim como entre os colegas”, afirmou.

Confira nos links os vídeos com as produções da turma:

“A Marcha do Palito”

“Inside”