Festival de Teatro de Curitiba chega à 24ª edição

Publicado em: 24/03/2015 |

A capital do estado do Paraná sobe aos palcos mais uma vez. Esperando mais de 200 mil pessoas, a 24ª edição do Festival de Teatro de Curitiba abre suas cortinas hoje (24), com um turbilhão de atrações ligadas às artes cênicas. Entre os 422 espetáculos programados, mais de 92 são gratuitos e estão inclusos na programação peças para o público infanto-juvenil, especial de humor com foco no Stand-up Comedy, feira gastronômica, entre outros eventos.

Leandro Knopfholz (Foto: Divulgação)

Em entrevista ao jornalista Miguel Arcanjo, Leandro Knopfholz, fundador e diretor geral do festival que também faz parte do conselho da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, explica que a intenção não é só reunir a turma do teatro: “Não é um evento só para a classe teatral, é para o grande público também”. O diretor recebe os interessados nas artes cênicas durante os 13 dias de festival, que tem encerramento marcado para 5 de abril.

Esquematizado em tipos de programação, quem acessa o site do evento se depara com seis categorias: Mostra (espetáculos principais), Fringe (circuito alternativo de peças que procuram visibilidade do público), Risorama (especial de humor focado no gênero Stand-up Comedy), Gastronomix (feira gastronômica), Guritiba (com foco no público infanto-juvenil) e MishMash (show de variedades).

A SP Escola de Teatro está representada no ciclo de espetáculos da Mostra pela peça “Pessoas Perfeitas”, d’Os Satyros. Isso porque os fundadores do grupo, Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez são, respectivamente, diretor executivo e coordenador do curso de Direção da Escola.

Ivam Cabral em “Pessoas Perfeitas” (Foto: Andre Stéfano)

A peça está programada para o próximo final de semana (28 e 29), com apresentações tanto no sábado, às 21h, como no domingo, às 19h. Quem estiver presente pode prestigiar o grupo no Teatro Paiol. O drama tem duração de 80 minutos e classificação etária de 16 anos. “Estamos muito felizes em participar novamente dessa festa incrível. O Festival de Curitiba é um daqueles eventos que faz a gente ficar o ano inteiro ansioso, esperando para começar de novo”, declara Ivam Cabral, que faz parte do elenco, além de assinar o texto junto com Rodolfo.

Com a marca de ser o maior festival de teatro da América Latina, o Festival de Curitiba conta com diversas empresas entre patrocinadores e apoiadores, são elas: Banco Itaú, Tradener, Renault do Brasil, Petrobras, Copel, Fundação Cultural de Curitiba/Prefeitura de Curitiba, UEG Araucária e Itaipu Binacional.

“24º Festival de Teatro de Curitiba”
Quando: de 24 de março a 05 de abril

Texto: Gabriel Gilio

Uncategorised | 16/ 04/ 2024